Notícias

Foto de: Confira 10 dicas para se manter saudável durante o outono
Alimentação Saudável

Confira 10 dicas para se manter saudável durante o outono

A chegada do outono é marcada pelo início da colheita, devido ao aumento dos ventos, à redução das chuvas, temperatura e umidade do ar, e a variedade de alimentos que estão no final do ciclo produtivo. 

Porém, a transição de estação, do verão para o outono, pode afetar alguns aspectos da rotina, incluindo a alimentação.  

Por isso, o Alimente-se Bem listou 10 dicas para você adaptar o dia a dia durante essas mudanças sazonais: 

1 - Tenha uma alimentação variada 

Sempre que possível, compre os vegetais dos produtores locais

A alimentação equilibrada é aliada à saúde em qualquer época do ano. Portanto, inclua na rotina o consumo de frutas variadas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis. 

2 - Hidrate-se 

Assim como no verão, nas estações mais frias, é importante manter-se bem hidratado, mesmo que não sinta tanta sede, pois o clima seco do outono pode causar ressecamento na boca, nariz e garganta, e facilitar o surgimento de infecções e alergias. 

3 - Consuma alimentos da estação 

As abóboras estão na safra do outono

Dê preferência aos alimentos frescos e da estação, pois são mais nutritivos e provenientes da agricultura biodiversa. Quando possível, adquira produtos regionais para contribuir com uma alimentação mais saudável e consciente. 

4 - Fortaleça a imunidade 

Inclua alimentos ricos em vitaminas e minerais, como frutas cítricas (ricas em vitamina C), alho, gengibre e vegetais de folhas verdes, para aumentar a imunidade. 

5 - Coma com consciência  

É normal sentir mais fome em épocas com temperatura baixa, pois o corpo precisa de mais energia para manter-se aquecido e combater as infecções que podem surgir nesse período.  

Por isso, é importante praticar a alimentação consciente ou mindful eating, que é prestar atenção nas sensações físicas, como fome e saciedade, e nos pensamentos e nas emoções, enquanto come, para ter uma experiência alimentar mais agradável, saudável e sem exageros. 

6 - Pratique atividade física  

Inclua a atividade física na rotina

A prática regular de exercícios físicos aumenta a imunidade e contribui com as células T, um tipo de glóbulo branco que protege o corpo contra infecções. No entanto, é importante se exercitar com moderação, pois atividades muito rigorosas podem ter um efeito contrário e enfraquecer o sistema imunológico. 

7 - Consuma alimentos quentes e reconfortantes 

Nos dias mais frios da estação, inclua alimentos quentes, como sopas, caldos e chás, para ajudar a temperatura do corpo. Invista em ingredientes mais saudáveis no preparo das sopas e diminua o sal e as gorduras. Já nos chás, evite a adição de açúcar

8 - Mantenha a qualidade do sono em dia 

Uma boa noite de sono possui bons efeitos ao longo do dia

Dormir bem fortalece a imunidade e mantém a saúde, pois o sono é regulado por neurotransmissores e hormônios que operam em harmonia, para ajudar a evitar que fatores externos não atrapalhem o dia. 

Quando a pessoa está acordada, a energia e os processos metabólicos se dedicam às atividades diárias, como pensar, andar e falar, por exemplo.  

9 - Evite excessos 

Diminua o consumo de alimentos processados, açúcares refinados, alimentos ricos em gorduras saturadas e bebidas alcoólicas, independente da estação.  

10 - Consulte um profissional 

Em caso de dúvidas sobre a alimentação, consulte um nutricionista para orientações individualizadas. 

Compartilhe o conteúdo e se cuide em todas as estações do ano! 

15/03/2024 09:00

Ver todas