Notícias

Foto de: Gripe e Covid: fortalecimento da imunidade por meio da alimentação ajuda na prevenção das doenças
Alimentação Saudável

Gripe e Covid: fortalecimento da imunidade por meio da alimentação ajuda na prevenção das doenças

Diversos estados brasileiros estão com aumento de números de casos de gripe transmitidos pelo vírus Influenza A - H3N2 e pela nova variante do Coronavírus - Ômicron, e em algumas situações há pessoas infectadas pelos dois vírus simultaneamente, o chamado Flurona. 

Mas vamos entender como os vírus atacam o corpo e quais são os alimentos que ajudam na prevenção dessas doenças.

Os vírus penetram no corpo e são reconhecidos, imediatamente, por células e moléculas do sistema imunológico espalhadas pelo organismo, que estão sempre vigilantes na defesa contra estes agentes externos que podem deixar a pessoa doente.

Para ajudar nesta defesa, você deve ingerir alimentos que fortalecem a imunidade. No passado, já ouvimos promessas de alimentos que pareciam que mudaria a nossa vida como: chá verde; suco verde; óleo de coco; goji berry; chia e quinoa, por exemplo, mas nenhum alimento é capaz de evitar as doenças, o que acontece é auxiliar no trabalho do sistema imunológico e o consumo de alimentos saudáveis deve se tornar um hábito.

Alimentos que ajudam na imunidade

Frutas cítricas: laranja, limão, mexerica, acerola e kiwi são ricas em vitamina C e importantes antioxidantes que aumentam o número de anticorpos e atuam na diferenciação e proliferação de células do sistema imune.

Receita: Suco cítrico misto

Oleaginosas: amendoim, castanhas, nozes e sementes possuem sais minerais como cálcio, magnésio e selênio, e vitamina E. São opções para integrar no lanche da tarde ou adicionar em receitas. 

Receita: Crepe de frutas secas 

Alimentos de origem animal: ovos, carnes, peixes e leguminosas (feijão, lentilha, soja, entre outras) são fontes de ferro, que é o principal componente da hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio no sangue.

Receita: Omelete recheada

Probióticos: leite, queijo e iogurte atuam na absorção dos alimentos pelo intestino, o que impacta diretamente na resposta imunológica.

Receita: Salpicão de repolho com uva 

Temperos naturais: alho, cebola, pimenta, manjericão, coentro, alecrim e cúrcuma contém vitaminas, sais minerais e antioxidantes, e são utilizados para temperar várias receitas e conferir mais sabor à comida.

Receita: Sal de ervas

Além de todas essas opções de alimentos, uma das principais fontes para o bom funcionamento do sistema imunológico é a vitamina D, que é obtida por meio da exposição da pele ao sol. O indicado são 15 minutos por dia, entre às 10 e 12 horas e entre às 15 e 16h30. A absorção da vitamina também pode ser adquirida com o consumo de óleo de fígado de peixe e peixes.

Receita:  Sardinha com virado de talos de couve

19/01/2022 11:11

Ver todas