Notícias

Foto de: Manteiga x Margarina: o que escolher no preparo das refeições?
Alimentação Saudável

Manteiga x Margarina: o que escolher no preparo das refeições?

Açúcar ou adoçante? Óleo ou azeite? Fruta ou suco de fruta? E, agora, manteiga ou margarina? Ambas estão presentes na mesa do café da manhã das famílias brasileiras para acompanhar o pão quentinho, mas você sabe qual das opções é mais adequada.

A manteiga é um derivado do leite feita por meio do batimento da nata. Por ser um produto de origem animal, a composição é rica em colesterol e gordura saturada. 

Já a margarina é fabricada a partir de óleos vegetais e para apresentar uma textura sólida em temperatura ambiente, é necessário passar por um processo de hidrogenação – exposição dos óleos em temperaturas altas. Porém, durante este procedimento, a gordura insaturada presente é transformada parcialmente em gordura saturada e trans.

Apesar de algumas pessoas optarem pelo consumo de margarina, com a ideia de evitar o colesterol e a gordura saturada presentes na manteiga, a ingestão de gordura trans também pode elevar a produção de LDL - o chamado colesterol ruim - pelo próprio organismo, porque causa o desequilíbrio no metabolismo de gorduras do fígado, e ainda ocasiona o aumento dos triglicerídeos e a diminuição do HDL - o colesterol bom.

Gordura trans, colesterol e processamento de alimentos 

É importante destacar que não é somente a margarina que pode conter gordura trans, pois alimentos como: sorvetes, biscoitos, chocolates, produtos de padaria (confeitaria e pães recheados) e congelados podem possuir na composição.

Outro ponto, é que o colesterol também apresenta funções significativas no funcionamento do organismo - auxilia os hormônios, as vitaminas lipossolúveis (solúveis em gorduras) e os ácidos biliares, e a formação da membrana das células. Por isso, o colesterol não deve ser visto como um inimigo na alimentação, mas é necessário evitar o consumo exagerado de produtos processados para controlar os níveis.  

Atualmente, há políticas que restringem a presença de gordura trans e, em razão disso, outros processos já são empregados na indústria, para garantir a textura dos produtos de maneira isenta ou com a presença reduzida da gordura, como a interesterificação - alternativa tecnológica diferente do processo de hidrogenação - que modifica os óleos quimicamente. 

Entretanto, este procedimento concentra teor de gordura saturada nos produtos, que é um fator de atenção ao consumo, pois também pode aumentar a produção do colesterol ruim.

Segundo o Guia alimentar para a população brasileira, a manteiga possui menor processamento do que a margarina, devido ser proveniente de um alimento in natura - o leite. 

Contudo, a manteiga e a margarina são fontes de gorduras e devemos utilizá-las de forma moderada nas preparações culinárias, assim como o sal e o açúcar, para agregar sabor e diversidade na alimentação.

Receitas

Para isso, o portal Alimente-se Bem elegeu algumas receitas nutritivas em que estes ingredientes são bons aliados ao sabor e à saúde:

Torta de ricota com casca de abóbora 

Mandioqueijo

Escondidinho de abobrinha

19/05/2022 10:04

Ver todas