Notícias

Foto de: Ao se hidratar no verão sua escolha é o suco da fruta ou a fruta?
Alimentação Saudável

Ao se hidratar no verão sua escolha é o suco da fruta ou a fruta?

Sucos de laranja, limão, uva, melancia ou manga, e também os compostos como limonada suíça, laranja com acerola ou abacaxi com hortelã são bastante consumidos no verão, mas o que é melhor: tomar o suco da fruta ou comer a fruta in natura?

As frutas são fontes de nutrientes como, vitaminas, minerais e antioxidantes, e de fibras presentes na casca, no bagaço e nas sementes. As fibras são fundamentais, pois proporcionam mais saciedade ao organismo - importante para quem está em processo de emagrecimento -, bem como melhoram o fluxo intestinal e a absorção de açúcares, que ocorre de forma mais lenta. Por conta desses fatores, o mais indicado é consumir a fruta in natura.

Um estudo publicado na revista British Medical Journal, em 2015, mostrou que a ingestão diária e excessiva de sucos de frutas pode elevar o risco de desenvolver diabetes do tipo 2.

Entenda:

- O suco oferece uma quantidade menor de fibras, do que a fruta inteira, isso faz com que a velocidade da absorção do açúcar no trato gastrointestinal seja um pouco mais rápida e eleve a insulina. Porém, quando comparado ao consumo de bebidas açucaradas e refrigerantes, os sucos naturais são opções melhores, desde que não ingeridos de forma exagerada.

Por outro lado, substituir os sucos pelo consumo frequente de qualquer fruta in natura, o risco de diabetes pode cair aproximadamente 7%, devido à quantidade de fibras presentes nas frutas, tanto na polpa como na casca, que favorece o bom controle glicêmico. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), devemos consumir cerca de 400g de frutas e hortaliças por dia, porém, somente, 19% da população brasileira ingere esta quantidade, de acordo com Ministério da Saúde.

Dicas de preparo de sucos naturais 

1 -  Evite adicionar açúcar;

2 - Procure não peneirar para manter parte do bagaço no suco e aumentar a quantidade de fibras;

3 - Use a criatividade e acrescente uma hortaliça como: couve, hortelã, agrião, cenoura ou beterraba, para deixar o suco ainda mais nutritivo e saboroso.

Receitas

Confira algumas receitas de sucos que adicionam hortaliças.

Suco de casca de melancia com hortelã

Suco de morango vitaminado

Suco nutritivo

13/01/2022 14:25

Ver todas