Notícias

Foto de: Dia Internacional do Chá: conheça os tipos, benefícios à saúde e dicas de preparo
Alimentação Saudável

Dia Internacional do Chá: conheça os tipos, benefícios à saúde e dicas de preparo

O chá é originário da China e, depois da água, é a segunda bebida mais consumida e a mais antiga do mundo.

Em 2019, a Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) instituiu, em 21 de maio, o Dia Internacional do Chá e, segundo a Euromonitor International, o Brasil está em 88° lugar no ranking de maiores consumidores de chá. 

O hábito de tomar chá, ao menos uma vez ao dia, não se limita apenas ao sabor agradável e a sensação acolhedora que alguns sabores podem produzir, mas também pelas propriedades medicinais que favorecem à saúde

Entretanto, por ser uma característica cultural marcante e que reúne pessoas, o consumo não deve ser feito em excesso, pois podem causar intoxicação no fígado e rins. 

No caso de gestantes, pessoas com doenças cardiovasculares, como hipertensão, problemas de gastrite, úlceras e transtorno de ansiedade, é importante consultar o médico.

Benefícios à saúde 

Os chás promovem diversas vantagens ao organismo

Muitas substâncias presentes nos chás, como por exemplo no chá branco, contêm funções antioxidantes, que preservam o corpo do envelhecimento celular, e o surgimento de câncer.

Já outros chás, como de boldo, hortelã e erva doce possuem funções digestivas; o de erva cidreira é calmante; e os chás escuros, como mate, chá preto e chá verde são estimulantes.

Veja a seguir algumas informações de consumo:

Chá Informações 
Erva MateEstimulante físico e mental, acelera o ritmo cardíaco e favorece a digestão.
CamomilaPossui propriedades calmantes.
Hortelã / MentaAlivia náuseas, enjoos matinais e gases intestinais, e ajuda a digestão.
Erva doceEstimula o apetite, auxilia a digestão e é expectorante.
Erva cidreiraÉ calmante, combate gases intestinais e dores musculares, regula a menstruação e ajuda em caso de cólicas menstruais.
Chá verdeCombate o envelhecimento precoce das células e possui ação anti-inflamatória.
BoldoFacilita a digestão de gorduras, combate dores estomacais e desconforto causado por gases, diarreias e males do fígado.
Casca de laranjaAumenta a imunidade, possui propriedades diurética e anti-inflamatória, é rica em potássio, e previne gripes e resfriados.

Para aproveitar os alimentos de forma integral e preparar um chá com as cascas de laranja e outras cascas de frutas, o Alimente-se Bem indica a receita Chá de frutas

Se gostou do conteúdo e da dica, compartilhe!

14/05/2023 12:35

Ver todas