Aprenda a montar uma lancheira saudável e prática para a criançada levar à escola
A volta às aulas é sempre um período de adaptação da rotina, tanto para as crianças quanto para os pais.
O momento envolve a compra de materiais e uniformes, o transporte e a alimentação, como a elaboração das lancheiras, que devem ser preparadas todo dia.
Para ajudar os pais ou responsáveis, o Alimente-se Bem separou algumas dicas, a fim de tornar a tarefa mais fácil, prática e saudável.
1. Escolha alimentos in natura
Esses alimentos garantem à criança uma refeição nutricionalmente adequada, em relação ao ganho de vitaminas, minerais e fibras.
Em contrapartida, os alimentos ultraprocessados, como biscoitos, salgadinhos, sucos de caixinha e refrigerantes contêm grande quantidade açúcar, sal, gordura e corantes que podem causar, para algumas crianças, reações alérgicas e outros problemas de saúde.
Por isso, uma boa escolha é as frutas e algumas delas podem ser consumidas de forma prática, como banana, maçã, uva, pera e pêssego. Já outras, como abacaxi, melão e manga precisam ser cortadas com antecedência.
2. Envolva a criança
Preparar a lancheira juntos pode ser uma oportunidade de aumentar as habilidades manuais e gerar senso de responsabilidade na criança, bem como curiosidade e vontade de experimentar os alimentos na hora do lanche.
Esse processo pode ser feito de várias formas e compatíveis com a idade da criança:
- Envolve-la em alguma preparação culinária, por exemplo o patê para passar no pão;
- Estimular a colocar os alimentos na lancheira e tirá-los, quando chegar da escola;
- Para saber dobre a aceitação da preparação, quando a criança chegar em casa, converse se gostou dos alimentos e como foi a hora do lanche;
- Permitir que a criança escolha o lanche, mas a ideia é mostrar dois alimentos saudáveis, do mesmo grupo de alimentos, por exemplo: Você prefere levar maçã ou banana?
3. Cuidado com as porções
As porções devem ser compatíveis com a idade e o apetite da criança, para que ela se sinta saciada ao realizar atividades, como brincar e estudar.
Uma dica é observar a quantidade de alimentos que retorna na lancheira, caso não volte, pergunte a criança se é necessário enviar mais.
4. Alerta no armazenamento
É importante que os alimentos estejam conservados e seguros no momento do consumo. Uma opção é colocá-los em lancheiras térmicas, gelos recicláveis e potes com vedação adequada.
Para inspirar, o Alimente-se Bem preparou uma sugestão de cardápio semanal*
Segunda-feira | Água, Fatias de abacaxi e Torta verdureba |
Terça-feira | Água, Banana e Bolo nutritivo de chuchu com casca |
Quarta-feira | Água, Laranja e Pastel assado de talos |
Quinta-feira | Água, Maçã e Petit-four de aveia |
Sexta-feira | Água, Uva e Bolo nutritivo de abobrinha |
*O Guia Alimentar para a população brasileira não recomenda o consumo de sucos para crianças menores de 2 anos.
Se gostou do conteúdo, compartilhe!
29/01/2024 09:00