Notícias

Foto de: 6 dicas para celebrar um Natal mais sustentável
Economia

6 dicas para celebrar um Natal mais sustentável

O Natal é uma época de reunir familiares e amigos, mas esse feriado também gera um volume grande de resíduo e descarte de produtos, por causa da compra excessiva de alimentos para montar a ceia.

É importante buscar alternativas para reduzir esses impactos ambientais. Por isso, o Alimente-se Bem separou seis dicas para ajudar a desfrutar desse momento de uma maneira ecologicamente sustentável.

  1. Escolha alimentos da safra para preparar a Ceia de Natal

Os alimentos da estação são mais nutritivos, saborosos e possuem menos agrotóxicos, bem como são mais baratos e demandam de menos recursos de produção, devido estarem abundantes no período. 

O mês de dezembro conta com muitos deles, como: abacaxi, maçã fuji, maracujá, melancia, pêssego, laranja-pêra, limão, maxixe, almeirão, salsa, beterraba, cenoura, pimentão, cogumelo, tomate, entre outros.

Para utilizá-los nas receitas e aproveitá-los de forma integral, confira a sugestão de cardápio para a Ceia de Natal do Alimente-se Bem 

EntradaFios de abobrinha e cenoura com molho pesto de azedinha
Prato principalStinco de frango ao molho de maracujá com pessêgo
AcompanhamentoVirado de almeirão e maxixe
Sobremesa Doce de casca de maracujá e Panetone doce de abóbora com coco
BebidaSuco de casca de abacaxi com hortelã
  1. Inclua alimentos vegetarianos e veganos nas receitas
Opção de ceia vegetariana

A cada ano cresce o número de vegetarianos que são motivados pela melhora da saúde, proteção aos animais, custo da carne ou no combate às mudanças climáticas.

Por isso, é possível pensar em um cardápio que contenha alimentos de origem vegetal, com a exclusão da proteína animal, inserindo  receitas saborosas, acessíveis e práticas.

Caso ainda opte por incluir alimentos de origem animal, ao invés do Peru e Chester, que são aves importadas, aposte em aves saborosas e econômicas, como o frango.

  1. Compre de produtores locais

Quanto mais próximo for o consumo do local de produção do alimento, menor será o impacto ambiental.

Por isso, prefira adquirir os alimentos dos produtores da sua região, pois o tempo de transporte é menor, polui menos o meio ambiente e reduz a degradação e perdas de alimentos

Caso a compra seja feita no supermercado, prefira os produtos nacionais aos importados. 

  1. Reduza as sobras de alimentos
Prepare as refeições de acordo com o número de convidados

A ceia e o almoço de Natal costumam ter vários pratos, por isso as sobras e o desperdício de alimentos são expressivos. 

Que tal repensar o volume de comida que será feito esse final de ano? Aposte na quantidade necessária, de acordo com o número de convidados, e se caso restar, confira três receitas para aproveitar as sobras da ceia de natal.

  1. Escolha presentes e embalagens sustentáveis 
Use a criatividade e monte suas embalagens

Presentear no Natal é tradição, mas as embalagens geram uma grande quantidade de lixo. Pensando nisso, aproveite embalagens de outras ocasiões ou dê preferência a materiais recicláveis para fazer sua própria embalagem. 

Utilize papéis, cordões, tecidos, entre outros materiais, e a criatividade para tornar o presente ainda mais especial.

Use essa criatividade para pensar em presentes igualmente sustentáveis:  escolha artesanatos ou até mesmo serviços ao invés de objetos, como o preparo de um doce caseiro ou até mesmo um pacote de serviços de beleza.

  1. Crie uma decoração tropical 

Decorar a casa para o Natal com elementos de inverno é uma cultura do Hemisfério Norte. Entretanto, no Brasil, essa época é verão, e é possível compor a decoração com objetos tropicais. 

Reúna a família e crie itens decorativos com materiais biodegradáveis ou recicláveis, que já possui em casa ou adapte as decorações de anos anteriores. 

Compartilhe o conteúdo com familiares e amigos para curtir um Natal mais sustentável!

15/12/2023 11:17

Ver todas