Notícias

Foto de: Cenoura: 1 alimento, 3 receitas
Aproveitamento Integral

Cenoura: 1 alimento, 3 receitas

A cenoura tem origem na região da Caxemira, no Afeganistão, localizada na Ásia Central, há mais de 5 mil anos. A hortaliça chegou ao Brasil pelos portugueses, e acredita-se que as primeiras plantações ocorreram no século XIX, no Rio Grande do Sul. Hoje, Minas Gerais é um dos estados que mais produz este alimento.

O legume é um ótimo aliado da saúde ocular, devido ao antioxidante betacaroteno que se converte em vitamina A no organismo. A substância faz parte do grupo dos carotenoides que são essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico e possuem efeito protetor contra alguns tipos de câncer.

A cenoura também tem alta quantidade vitamina E, K, C, potássio, magnésio, fósforo, cobre e cálcio. Por conta disso, o consumo diário ajuda no processo digestivo, pela boa quantidade de fibras, e contribui para o bom estado da pele e mucosas.

A hortaliça também pode ser aproveitada integralmente, pois a rama serve para adicionar em sopas, farofas, bolinhos, tortas e omeletes.

Apesar de pouco utilizada na alimentação convencional, a rama possui vitaminas A e K, e do complexo B (B1, B2, B6 e B7); potássio e cálcio.

A safra da cenoura é entre julho e janeiro, mas ela é facilmente encontrada durante o ano todo em supermercados e feiras.

Aproveite para utilizá-la nas dicas de receitas abaixo.

Receitas 

24/11/2021 17:01

Ver todas