Rama de cenoura e outras folhagens: conheça os benefícios e como aproveitar essas partes em receitas
Seguindo a série Partes não convencionais dos alimentos, o programa Alimente-se Bem abordará a utilização de ramas e folhagens, em especial a rama de cenoura.
O legume é um dos mais cultivados no Brasil, geralmente em regiões com clima ameno, e o volume maior de produção é entre julho e novembro.
Rama de cenoura
Pouco consumida, devido à falta de conhecimento da utilização e dos nutrientes, a rama de cenoura é rica em fibras que ajudam na digestão, bem como possui:
- Vitamina C;
- Potássio;
- Ferro;
- Antioxidantes.
Para aproveitar esses benefícios, é possível preparar a receita Batata rosti com brócolis e rama de cenoura picada. A sugestão leva uma hora para ficar pronta e pode acompanhar o almoço ou jantar.
A rama também pode também ser incluída em suco, purê, pão, wrap e suflê, assim como nas receitas: Rolinhos de folhas e Suflê de cenoura com talos e ramas
Ramas e folhagens
Ao aproveitar essas partes, ajuda a melhorar a qualidade nutricional do cardápio, reduz o desperdício de alimentos e contribui com a economia.
Quanto aos nutrientes, estudos apontam que essas porções carregam uma grande quantidade de fibras, vitaminas e antioxidantes que auxiliam na saúde do corpo.
Para isso, apresentamos algumas partes não convencionais de outras hortaliças que podem ser utilizadas na alimentação.
Folhas e talos de beterraba
Podem ser adicionadas em refogados junto a um fio de azeite, alho picado, sal, pimenta-do-reino e pouca água. A sugestão é uma forma saborosa e nutritiva de consumir mais verduras nos dias frios.
Esse refogado, misturado com outros ingredientes, como tomate, grão-de-bico e cenoura pode render ainda um cozido de legumes e grãos, e acompanhar o arroz branco ou integral.
No caso de tortas e salgados assados recheados com escarola, é possível substituir a verdura pelas folhas e talos de beterraba picados pequenos, bem como podem ser usados no preparo de sopas e cremes.
Para completar as refeições, o Alimente-se Bem indica essas três receitas: Risoto rosado, Charutos de folha e beterraba e Barrinha energética de beterraba
Folhas de brócolis e de couve-flor
Essas hortaliças pertencem à família das brássicas e possuem ação protetora ao organismo, especialmente nos intestinos.
As folhas podem ser preparadas assim como a couve, fatiadas e refogadas, para acompanhar carnes e fazer Torta de verduras e Caldo verde nutritivo.
Folhas de rabanete
Contêm fibras, potássio, selênio e vitamina C que ajudam o organismo a funcionar melhor no dia a dia.
Essas partes são uma opção de salada crua para compor um mix de folhas, bem como preparar a receita Batata rosti assada com rabanete
Se gostou do conteúdo, compartilhe!
24/11/2022 09:13