Aprenda receitas com ervilha para almoço e jantar, e as vantagens do consumo para aproveitar a época do alimento
Nascida no Oriente Médio a cerca de 8 mil anos a.C, a ervilha foi uma das primeiras plantas domesticadas pelo homem.
A leguminosa era cultivada, principalmente por conta das sementes secas, junto às favas e lentilhas. Esses alimentos faziam parte das refeições das pessoas na Europa, durante a Idade Média.
Entre os séculos XVI e XVII, os ingleses desenvolveram novas variedades de ervilhas, como as “ervilhas de jardim” e “ervilhas inglesas”.
A popularidade da leguminosa atravessou o oceano e se espalhou pela América do Norte, com a invenção do enlatamento e congelamento de alimentos. Assim, a ervilha tornou-se disponível o ano todo.
Produção
A produção mundial é liderada por Canadá, Rússia, China, Índia e Ucrânia (FAO, 2018). Já no Brasil, o cultivo está em Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal.
O mercado da leguminosa está dividido em dois grupos:
- Ervilha seca: vendida seca ou reidratada;
- Ervilha verde: pode ser enlatada ou congelada, após a colheita, e é consumida em saladas ou pratos frios.
Receitas
Para aproveitar a safra em julho, o Alimente-se Bem selecionou algumas preparações que podem ser feitas no almoço ou jantar:
Sopa de mandioca, ervilha seca e fígado
Dicas de consumo
Saladas: a ervilha adiciona sabor, textura e nutrientes extras;
Sopas e ensopados: proporciona mais cor, sabor e nutrientes. É possível combinar as ervilhas com outros vegetais e ingredientes para criar uma preparação mais completa;
Acompanhamento: cozinhe as ervilhas no vapor e use como acompanhamento para pratos principais;
Purê de ervilhas: Amasse as ervilhas cozidas e prepare como um purê de batata. A preparação serve de acompanhamento ou base para outros pratos, como tortas e quiches vegetarianas;
Massas e arroz: A leguminosa pode ser adicionada em macarrão ou lasanha, e arroz ou risotos;
Snacks saudáveis: As ervilhas torradas são uma opção de lanche saudável e crocante, além de poder substituir os petiscos processados, como salgadinhos.
Variedades
Os tipos de ervilha são separados em:
- Vagem comestível: as sementes são consumidas com a vagem;
- Ervilha para debulhar: os grãos são consumidos verdes ou secos, depois de separados da vagem.
A ervilha também é vendida enlatada, mas segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, o consumo de alimentos processados deve ser moderado.
Uma alternativa, é comprar a ervilha fresca congelada, que é encontrada facilmente em supermercados.
Benefícios à saúde
O consumo da leguminosa traz inúmeras vantagens, como:
- Possui fibras que auxiliam na digestão e previnem de doenças intestinais;
- Ajuda no controle dos níveis de glicemia, colesterol e pressão arterial;
- Melhora a saúde da pele, devido ser fonte de vitamina A e carotenoides, que possuem propriedades antioxidantes;
- As ervilhas são ricas em luteína e zeaxantina, carotenoides com ação antioxidante, que ajudam na saúde dos olhos e previnem doenças, como catarata e degeneração macular relacionada à idade;
- São uma boa opção de proteína vegetal, especialmente para os vegetarianos, pois contêm aminoácidos essenciais para o corpo. Na indústria, a ervilha já utilizada em suplementos e produtos proteicos vegetarianos e veganos.
Armazenamento
Ervilhas frescas cruas ou cozidas | Ervilhas secas | Ervilhas enlatadas |
Devem ser refrigeradas em um recipiente bem fechado com tampa, e lavadas somente quando for consumir. Elas também podem ser congeladas. Para isso, escalde as vagens por 2 minutos, escorra e mergulhe em água gelada. Coloque as porções em potes e leve ao freezer. | As ensacadas de fábrica devem ser mantidas em temperatura ambiente, e local fresco e seco, como a despensa. | Já as enlatadas devem ser conservadas iguais a seca, e após abrir a lata, se não for consumir toda a quantidade, coloque o restante em um recipiente plástico, com tampa, e guarde na geladeira. |
Importante: Independente do tipo de ervilha, respeite a data de validade do produto fechado e, após aberto, verifique a indicação na embalagem.
Compartilhe o conteúdo e aproveite a época da ervilha!
28/06/2024 10:34