Receitas, consumo e benefícios à saúde para aproveitar a safra da ameixa em março
A ameixa é cultivada no mundo todo e as variedades se adaptam conforme o solo e as condições climáticas:
- Ameixa Europeia: é originária provavelmente da região em volta de Cáucaso e do Mar Cáspio, entre a Europa e a Ásia, e tem pelo menos 2 mil anos;
- Ameixa Damson: provavelmente de origem europeia ou asiática;
- Ameixa Japonesa: Proveniente da China, há milhares de anos, mas foi desenvolvida amplamente no Japão. Essa espécie possui maior durabilidade do que as outras variedades europeias e são mais comercializadas.
Produção
O principal país produtor é a China, seguido dos Estados Unidos, Romênia, Alemanha e os países com clima temperado e subtropical.
No Brasil, a ameixa é cultivada há muitos anos, porém não se sabe ao certo quando chegou aqui.
Atualmente, os maiores produtores são os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais.
Para aproveitar a safra da ameixa, o Alimente-se Bem separou algumas receitas:
Receitas
Consumo e benefícios à saúde
Assim como o pêssego e a cereja, a ameixa pode ser consumida fresca, desidratada, cozida em compotas ou geleias, e incluída em bolos e sobremesas.
O fruto contém carboidratos, proteínas, fibras e minerais que contribuem à saúde.
Por exemplo, a ameixa preta seca ajuda no trânsito intestinal, devido ser fonte de fibras, e sorbitol, um adoçante natural que possui propriedades laxativas.
É importante prestar atenção no consumo, pois por ser uma fruta pequena é fácil exagerar na quantidade.
Além disso, a ameixa é considerada um alimento rico em FODMAP, pois é composta por uma forma de carboidratos e fibras que são fermentadas rapidamente pelos micro-organismos, que habitam o intestino humano, ocasionando sintomas indesejados.
Se gostou do conteúdo, compartilhe e aproveite a época da fruta!
01/03/2024 09:00