Notícias

Foto de: Você já ouviu falar em FODMAP?
Alimentação Saudável

Você já ouviu falar em FODMAP?

FODMAP é uma sigla em inglês que significa:

F = Fermentáveis

O = Oligossacarídeos

D = Dissacarídeos

M = Monossacarídeos

A = “and” (e)

P = Polióis

FODMAPs são formas de carboidratos que estão presentes em alimentos e que podem ser rapidamente fermentados pelos micro-organismos que habitam o intestino humano, ocasionando sintomas indesejados. 

Esses sintomas acontecem mais comumente em portadores da síndrome do intestino irritável (SII), já que nessas pessoas, os alimentos com alto teor de FODMAPs podem ser mal absorvidos ou não serem digeridos corretamente pelo intestino. A SII é uma doença gastrointestinal, um distúrbio funcional do intestino, caracterizada por alteração no hábito intestinal, associado a dor e/ou desconforto abdominal, gases, inchaço, distensão e alterações como diarreia, constipação e sensação de evacuação incompleta. 

A dieta com baixo teor de FODMAPs tem ganhado espaço nos últimos anos. Estudos comprovam que restringir a ingestão de alimentos ricos em FODMAPs leva a uma melhora significativa nos sintomas, sendo esta uma das fases do diagnóstico da doença, melhorando a qualidade de vida, especialmente dos portadores de SII. Seguir corretamente a dieta é um tanto desafiador, pois é extensa a lista de alimentos ricos em FODMAPs, que devem ser excluídos por um período de aproximadamente 6 semanas e em seguida reintroduzidos de forma controlada de acordo com a tolerância de cada indivíduo. 

Os itens alimentares restritos são adicionados um a um para que seja possível observar se algum deles é responsável por causar ou aumentar o desconforto. 

Como qualquer dieta restritiva, é importante que haja o acompanhamento de um nutricionista ou médico, pois existe o risco de deficiência de algum nutriente, que um profissional capacitado poderá sugerir a suplementação. 

Existem diversas listas com os alimentos ricos em FODMAPs e inclusive aplicativos que podem ajudar na exclusão de alimentos pelos portadores de desconfortos intestinais ligados a esses componentes dos alimentos, como a tabela a seguir: 

Tabela com alguns dos alimentos ricos e pobres em FODMAPs


ALIMENTOS RICOS EM FODMAP

ALIMENTOS POBRE EM FODMAP
FRUTASAmeixa, amoras, caqui, cereja, damascos, frutas secas, maçãs, manga, melancia, melão, nectarinas, peras, pêssego, sucos de frutas, uvas.Abacaxi, banana, framboesa, kiwi, laranja pera, laranja lima, limão, mamão, maracujá, mirtilo, morango, tangerina.
LEGUMES, HORTALIÇAS E LEGUMINOSASAlcachofra, alho, alho-poró, aspargos, beterraba, brócolis, cebolas, couve, couve-flor, ervilha, feijões, grão de bico, lentilha, vagem, quiabo, repolho roxo, repolho verde.Abobrinha, acelga, alface, alfafa, azeitonas, berinjela, broto de feijão, cebolinha (apenas a parte verde) cenoura, couve, espinafre, gengibre, pepino, pimentão, pimenta, salsinha, tomate.
LATICÍNIOSLeite de vaca, sorvete, iogurte, queijo fresco, ricota, cottage, cream cheese.Leite sem lactose, iogurte sem lactose, leite de soja, leite de arroz ou amêndoa, manteiga e queijos curados, ex: queijos amarelos, cheddar, parmesão.
CEREAIS E MASSASBiscoitos, bolos, pães ou cereais contendo trigo, castanhas, centeio.Batata-doce, pães, macarrão e biscoitos sem glúten, farinha de milho ou mandioca, quinoa, arroz, tapioca, macarrão de arroz. 
Elaborado com base em MEHTAB W. et al, 2019; FERNANDES M. et al, 2020; SILVA A. P. P., 2020. HALMOS E. P., 2014. 
17/11/2021 17:30

Ver todas