Carnaval: dicas de hidratação e boa alimentação para curtir a folia
Ar livre, verão, carros alegóricos, blocos, máscaras, fantasias e diversas manifestações folclóricas fazem o Brasil entrar em ritmo de festa durante o Carnaval.
A folia envolve encontro de amigos, alegria, agitação e diversão, mas é preciso ficar atento quanto a alimentação equilibrada e nutritiva, que é rica em água, vitaminas e minerais.
Consumo de água
Nesse período, com o calor intenso, também ocorre maior gasto de energia e perda de líquidos e minerais, por meio do suor.
Por isso, é necessário aumentar o consumo de água. Os adultos saudáveis e sem qualquer restrição devem beber de 2 a 3 litros de água por dia.
Porém, essa quantidade é influenciada pela idade, peso, temperatura (corporal e externa) e atividade física.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que para estimar a quantidade de água diária necessária é só multiplicar o seu peso atual por 35 ml.
Por exemplo: uma pessoa de 70 kg deve beber uma cerca de 2,5 litros de água (35 ml x 70 kg = 2.450ml).
Consumo de suco
A sede é um dos mecanismos mais importantes para manter o equilíbrio hídrico do organismo.
Quando o corpo precisa de água, os centros nervosos da parte central do cérebro são acionados e dão a sensação de sede, mas é importante não esperar sentir sede para beber água. Uma opção é sempre ter uma garrafa de água por perto.
Já para quem tem dificuldade de ingerir a quantidade recomendada, uma dica é saborizar a água com frutas, especiarias ou ervas, como uma forma de estimular o consumo e evitar a desidratação.
Além da água mineral ou saborizada, os sucos de fruta natural e a água de coco também auxiliam na hidratação.
Os sucos naturais possuem vitaminas e minerais e, na hora de fazer, use água filtrada ou mineral, higienize as frutas, diminua o excesso de açúcar e, de preferência, beba logo após o preparo para não perder os nutrientes.
Receitas:
Refresco de casca de mamão com laranja
Refresco de alface com erva-cidreira
Vitamina de chuchu com laranja
Alerta ao consumo de álcool e refrigerante
Durante a folia, o consumo de bebidas alcoólicas e refrigerantes é bastante comum.
O álcool inibe o hormônio antidiurético e impede que os rins retenham água, o que contribui para a desidratação, pois o corpo perde mais água que o habitual.
Já os refrigerantes, que contêm grande concentração de açúcar e alguns com cafeína, também tem o potencial diurético. Por isso, devem ser ingeridos com moderação e nunca em substituição à água para “matar a sede”.
Desidratação
A desidratação ocorre quando a quantidade de perda de líquidos é maior que a reposição no organismo.
Entre os sintomas estão:
- Mal-estar e fraqueza;
- Ressecamento de mucosas, como olhos, nariz e boca;
- Longos períodos sem urinar e, quando urina, há alteração da cor para amarelo escuro;
- Aumento da irritabilidade.
Para prevenir a desidratação, além de ingerir água, use roupas adequadas para a estação e permaneça em ambientes bem arejados e, quando possível, na sombra.
Mais dicas para curtir a folia
O Alimente-se Bem separou algumas dicas aproveitar o Carnaval de forma saudável:
- Consuma alimentos in natura ou minimamente processados: uma variedade maior de alimentos frescos, como frutas, verduras e legumes são fontes de vitaminas, minerais, fibras e água;
- Faça cerca de 5 refeições ao dia: opte por alimentos e preparações mais leves, e utilize com moderação açúcares, sal e gorduras;
- Prefira carnes magras: dê preferência a pratos assados, grelhados, cozidos em água ou vapor.
Lembre-se: uma alimentação equilibrada, combinada com a hidratação adequada, contribui para a melhoria da qualidade de vida, nessa e em todas as épocas do ano.
Aproveite o Carnaval com saúde e consciência!
09/02/2024 14:07