Notícias

Foto de: Talos de agrião e outras hortaliças: conheça as vantagens na alimentação e receitas práticas
Aproveitamento Integral

Talos de agrião e outras hortaliças: conheça as vantagens na alimentação e receitas práticas

Esta semana, a série Partes não convencionais dos alimentos apresentará benefícios, receitas e curiosidades sobre talos de hortaliças, com destaque em talos de agrião.

No universo das verduras, há uma máxima “quanto mais verde melhor”, pois as folhas verde-escuras são ricas em vitaminas e minerais, principalmente o ferro, que evita o surgimento da anemia, aumenta a imunidade e melhora a parte cognitiva.

Folhas e talos de agrião  

Receita de pastel assado de talos - Foto: Karim Kahn/SESI-SP

O agrião é muito consumido pelos brasileiros em saladas, com um sabor levemente picante, as folhas da hortaliça possuem baixa calorias, fibras, cálcio e fósforo. Logo, os talos contêm vitamina C, potássio, zinco e são uma excelente fonte de ferro

Para aproveitar o alimento de forma integral e todos esses benefícios, o Alimente-se se Bem indica a receita Pastel assado de talos 

Aproveitamento integral de outras hortaliças 

Os talos de brócolis; couve-flor; couve-manteiga; acelga; beterraba; mostarda; nabo e salsa, que geralmente são descartados, apresentam boas quantidades de potássio.

O mineral contribui para o bom funcionamento das células, tecidos, órgãos, músculos, nervos e na saúde dos ossos.

Receitas com talos

Para incluir essas vantagens na alimentação diária, separamos algumas preparações com talos. São elas:

Talos de beterraba: Risoto rosado 

Talos de couve: Docinho verde

Talos de espinafre: Creme de abóbora com frango 

Talos de salsa: Carne com grão de bico 

Os benefícios nutricionais oferecidos pelos talos agregam sabor e textura à comida, e se higienizados e conservados adequadamente, podem ser utilizados em diversas receitas

Curiosidade

Cultivo de produtos hidropônicos

O agrião pode ser plantado em hortas caseiras, o que favorece o consumo livre de agrotóxicos, e quando adquirido em supermercados, feiras e hortifrutis, geralmente é na versão hidropônica. 

Assim como no cultivo convencional, a produção de produtos hidropônicos é feita de maneira controlada, com uma solução acrescida de nutrientes necessários para o desenvolvimento da planta e sem contato com o solo, porém pode conter agrotóxicos e outros produtos químicos. 

Esse é o último conteúdo da série Partes não convencionais dos alimentos. Se curtiu, compartilhe!

23/01/2023 08:00

Ver todas