Notícias

Foto de: Alimentos da horta são alternativas de práticas saudáveis e sustentáveis
Alimentação Saudável

Alimentos da horta são alternativas de práticas saudáveis e sustentáveis

Dar sabor natural aos alimentos e utilizar produtos da horta são formas de diminuir a ingestão de sal e aderir ao consumo de ervas livres de agrotóxicos. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o sódio em excesso pode causar hipertensão e complicações cardíacas, e quantidades significativas de fertilizantes aumentam o risco de desenvolver algum tipo de câncer e outras doenças.

Para facilitar o acesso a estes alimentos, melhorar a qualidade de vida e colaborar com a sustentabilidade, você pode montar uma horta caseira com temperos naturais e ervas frescas. 

Confira aqui 3 dicas  para iniciar o cultivo de uma horta em casa ou apartamento

1º Decida o que plantar e escolha os vasos

Vasos e jardineiras de plástico ou barro são boas opções para cultivar temperos como salsa, coentro, cebolinha, alecrim e manjericão.

2º Preparo da terra

Prefira comprar o substrato (terra) já adubado. Não coloque terra até a borda do vaso para que seja possível plantar as mudas e regá-las.

3º Cuidados com a horta

Escolha um local onde a horta receba luz solar por 4 horas diárias, no mínimo. Não exagere ao regar. O ideal é pesquisar sobre cada espécie para que receba a quantidade de água adequada.

Ervas e Temperos

Abaixo, listamos algumas ervas e temperos que podem ser plantados na horta.

Alho

Considerado um anti-inflamatório natural, o alho também acentua sabor em carnes e molhos.

Alho-poró

Vegetal com alto teor de fibras, vitaminas e minerais, e, por ter um sabor suave, cai bem em diversas preparações, principalmente, em quiches, tortas e molhos.

Alecrim

Apresenta ação antioxidante e contém vitaminas A e do complexo B, e minerais como potássio, fósforo e cálcio. Combina com molhos; ensopados; carnes suínas; arroz; pães; tomates e batatas, bem como aromatizar azeites e água do cozimento de massas.

Cebola

Realça o sabor dos alimentos e é rica em potássio. Podemos utilizá-la refogada para temperar carnes; legumes; cereais e grãos, ou crua em saladas e molhos.

Coentro

Fonte de magnésio, potássio e vitaminas A, C e do complexo B, e de ação antioxidante no organismo. É uma opção para temperar saladas; caldos de peixe; frutos do mar; sopas; molhos e massas.

Gengibre 

Pode ser usado na preparação de sucos e aromatizar água e chás, bem como dar sabor a caldos, sopas e cozidos. Contém potássio e vitamina B3, que ajudam o corpo a enfrentar gripes, resfriados e tosse.

Hortelã

Possui aroma marcante e contém vitaminas A, B e C, e minerais como cálcio, fósforo e ferro. A folha de hortelã pode ser adicionada em chás; sucos; feijões; batata; berinjela e carnes, principalmente carneiro, e é uma erva utilizada na culinária árabe em pratos como quibe e tabule.

Limão

Além do suco, o limão é um excelente tempero para saladas e peixes. No organismo, a fruta melhora a digestão, pois possui fibras e é fonte de potássio e Vitamina C.

Manjericão

A erva contém ação antioxidante, vitaminas A e C, e minerais como cálcio e potássio.  O manjericão pode ser utilizado em molhos para massas; sopa de legumes; tomates; carnes; frangos e peixes, e aromatizar vinagrete.

Orégano

Possui vitaminas A e C, e minerais como cálcio e potássio. É indicado para temperar saladas; molhos à base de tomates; pizzas; pratos com queijo; carnes; peixes e massas.

Pimenta

Dependendo do tipo de pimenta, pode ser utilizada em aves; frutos do mar; carnes; molhos e na culinária baiana. É aconselhado a usar com moderação em pessoas hipertensas, devido ao efeito termogênico, e deve ser evitada em pessoas que possuem alguma complicação no trato digestório.

Salsinha

Esse tempero é rico em antioxidantes, A, B3 e C, e contém cálcio e potássio. A salsinha combina com legumes; assados; sopas; massas; carnes; frango e omeletes.

Tomilho

Rico em vitaminas A, C e do complexo B, e minerais como magnésio, cálcio e potássio.  Pode ser utilizado para temperar alimentos crus como saladas e em preparações cozidas como frango, carne vermelha, molhos e sopas.

Receita

Sal de ervas

Azeite aromatizado

Vinagre aromatizado

08/02/2022 09:29

Ver todas