Notícias

Foto de: Aprenda a fazer colomba pascal com aproveitamento integral e outras receitas para sobremesas de Páscoa
Economia

Aprenda a fazer colomba pascal com aproveitamento integral e outras receitas para sobremesas de Páscoa

A Páscoa é um momento de festividade e de reunir à família no tradicional almoço do domingo.  

Para presentear às crianças ou comer como sobremesa é comum os Ovos de Páscoa, mas que tal incluir também a Colomba Pascal e conhecer um pouco da história desse prato? 

Origem e simbologia 

Segundo a tradição, a colomba é uma sobremesa lombarda, criada na região da Lombardia, na Itália. 

Uma das lendas conta que o Rei Albuíno estava com raiva, devido aos problemas da guerra e a resistência militar na cidade de Pavia, mas ele se acalmou quando ganhou de um padeiro um doce assado e no formato de pomba representando a paz.  

Assim, o rei ficou encantado com o sabor e decidiu poupar o vilarejo do ataque. 

Receita tradicional da colomba  

A colomba possui a massa úmida

A massa leva farinha, ovo, manteiga, açúcar, fermento e água. Os ingredientes são os mesmos do panetone, mas mudam as proporções, pois a colomba leva mais manteiga, água e açúcar, e por isso, fica mais úmida

É utilizado o fermento natural, mas pode ser substituído pelo biológico fresco ou seco. Para o recheio é adicionado raspas de cascas de laranja ou laranja cristalizada.  

Antes de ir ao forno recebe uma cobertura de açúcar, claras e amêndoa. Quando a massa cresce, a cobertura se quebra e dá o aspecto craquelado.  

Receitas do Alimente-se Bem 

Opção com aproveitamento integral

Para inovar, economizar e utilizar o aproveitamento integral dos alimentos no Domingo de Páscoa, o Alimente-se Bem sugere a receita: Colomba Pascal com cascas de frutas.

Caso queira fazer outros pratos de sobremesas para incrementar a colomba, separamos esses:

Ovo de Páscoa recheado com doce da casca da melancia

Pudim de chocolate e aveia

Trufas de batata doce

Cookies de cascas de frutas e chocolate 

Brigadeiro de mandioca 

Comensalidade e benefícios  

Compartilhe os momentos e as refeições em família

Aproveitando a tradição de comemorar a Páscoa com a família reunida em torno da mesa, você sabia que existe uma palavra específica para o momento de partilhar uma refeição? 

A expressão é comensalidade - uma prática incentivada por muitos especialistas, pois comer junto é um indicador de hábitos alimentares saudáveis

Alguns registros dizem que a partir de 1674, a presença da mesa e o modo como as famílias se reuniam demostravam a importância das refeições cotidianas juntas

No século XIX, o comer representava um dos grandes momentos da vida familiar em que as pessoas se reuniam na sala de jantar

Atualmente, por conta da rotina, do trabalho e da vida nos grandes centros urbanos, é comum comermos de forma apressada, sozinhos, em frente ao computador ou à TV e até mesmo andando. 

Dessa maneira, aproveite a Páscoa para praticar a comensalidade, pois a refeição em família contribui para o bom estado nutricional, relacional e de qualidade de vida, além de criar memórias afetivas. 

Se gostou do conteúdo, compartilhe e saboreie uma refeição em grupo

22/03/2024 09:00

Ver todas