Notícias

Foto de: Construa hoje sua saúde futura
Alimentação Saudável

Construa hoje sua saúde futura

Com a correria do dia a dia, a facilidade de alimentos práticos não saudáveis e o sedentarismo, temos visto, cada vez mais cedo, as consequências desses hábitos, principalmente  as Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT), como o diabetes tipo ll doenças cardiovasculares acometendo adolescentes e jovens. 

Como a maioria das ciências, a medicina evolui muito rapidamente e, a cada dia, surgem novidades no mundo da alimentação e saúde. Mas manter hábitos saudáveis é algo muito simples e que não depende de tecnologias ou invenções recentes. 

Para que um carro funcione e não necessite de frequentes manutenções, precisamos dar a ele um combustível de qualidade. O nosso corpo é igual. A qualidade do nosso “combustível” é a variedade dos micronutrientes presentes na alimentação que consumimos. Esses micronutrientes são importantes pois participam de reações que equilibram nosso organismo e sua  falta leva o corpo ao desequilíbrio. 

Falar em micronutriente é falar em frutas, verduras e legumes! Sim, aquelas na banca da feira ou na área mais colorida do supermercado. E a melhor maneira de aproveitar seus nutrientes é consumi-los in natura. Portanto, sempre que possível, consuma-os crus ou cozidos por pouco tempo. 

Que tal enriquecer uma salada com frutas? Abacaxi, manga, morango e carambola são algumas opções que combinam muito bem com as verduras e temperos cítricos. 

A atividade física também não precisa ser complicada: 30 minutos de  caminhada, três vezes na semana, já reduz os riscos das DCNT. Para turbinar esse exercício, saia para caminhar nos horários indicados de exposição ao sol - antes das 10h e após às 16h - para garantir a síntese de vitamina D que é, entre outras funções, responsável pelo fortalecimento dos ossos.

O futuro é sempre construído no presente, portanto, é importante que bons hábitos sejam adquiridos agora.
Para te ajudar, temos em nosso site muitas dicas, receitas e curiosidades que podem facilitar sua adoção de novos hábitos, para ter uma alimentação mais saudável, nutritiva e até mesmo econômica. Explore este portal e se surpreenda com nosso conteúdo!

14/10/2021 15:35

Ver todas