Notícias

Foto de: De norte a sul do Brasil as comidas típicas carregam cultura, histórias e memórias afetivas

De norte a sul do Brasil as comidas típicas carregam cultura, histórias e memórias afetivas

A alimentação pode ser considerada um dos pilares da cultura de um país, pois é influenciada pelas tradições, histórias, tipo de clima e agricultura, bem como possuem memórias afetivas e hábitos coletivos. 

Em um país tão plural quanto o Brasil, é possível encontrar diversos pratos típicos e temperos variados em cada região. 

Pensando nisso, o Alimente-se Bem selecionou alguns desses pratos e trouxe curiosidades: 

Norte: Tacacá

Prato elaborado a partir de pimenta, tucupi, goma de mandioca, jambu (erva que adormece os lábios) e camarões secos. 

Em Belém, a preparação é feita pelas tacacazeiras, que são as mulheres especialistas na elaboração dessa receita e, segundo o historiador Luís da Câmara Cascudo, o prato tem origem indígena

Nordeste: Baião de dois 

“Se o baião é bom sozinho, que dirá baião de dois.” (Luiz Gonzaga, 1977)

É uma comida típica do nordeste composta por três ingredientes fundamentais: arroz, feijão e queijo, e a história desse prato tem relação com a seca e a fome vivenciada pelos sertanejos.

O feijão mais popular da região é o de corda e, apesar de o arroz estar presente nas refeições de muitos brasileiros, o alimento não era comum no nordeste devido à crise hídrica, e somente os ricos possuíam acesso. 

Assim, essa preparação surge das sobras do arroz que as empregadas levavam para casa e acrescentavam outros ingredientes que tinham para saciar a fome da família. 

Outra curiosidade, é que muitos pesquisadores dizem que o baião também é considerado uma comida feita para viagem ou trabalho na roça.

Centro-oeste: Pamonha 

É feita com milho e possui diversas curiosidades:

  • O milho pode ser considerado o primeiro cereal brasileiro
  • A pamonha era preparada pelos índios;
  • O alimento remete à vida na roça e à comensalidade (comer junto), por causa da colheita do milho feita pelas famílias e pelos vizinhos, que se reuniam para preparar e saborear esse alimento em tom de comemoração. 

Sudeste: Pão de queijo

O pão de queijo nasceu por conta da falta de farinha de trigo em Minas Gerais, e da abundância de polvilho e queijo no estado. 

Atualmente, é consumido de diversas formas, inclusive servido com recheios doces ou salgados, como na receita Pão de queijo Romeu e Julieta do Alimente-se Bem.

Sul: Arroz carreteiro

O ingrediente base para o arroz carreteiro é o charque - carne salgada que lembra a carne de sol ou a carne do sertão. 

Por ser um alimento não perecível, os gaúchos transportavam facilmente em longas viagens de cargas e, durante as paradas, juntavam a carne ao arroz.

De norte a sul do país, a cultura alimentar se faz presente com suas características, legado e gastronomia. Experimente explorar esses sabores e compartilhe o momento com os amigos! 

25/08/2023 09:00

Ver todas