Notícias

Foto de: Pimenta na cozinha brasileira, principais tipos, receitas e benefícios
Receitas

Pimenta na cozinha brasileira, principais tipos, receitas e benefícios

Conhecida como símbolo da culinária mexicana, a pimenta também combina em muitos pratos brasileiros, devido ao sabor forte e aos componentes presentes que estimulam o paladar e trazem sensação de calor.

Os dois gêneros mais conhecidos são o piper e o capsicum:

Piper: mais antigo, proveniente do Oriente e contém piperina, um princípio ativo encontrado na pimenta do reino, que é responsável pelo sabor picante;

Capsicum: nascido na América e ganhou os outros continentes ao ser levado pelos europeus em navios, possui cerca de 30 espécies e a substância capsaicina, que mantém o sabor picante e aroma natural, mesmo com a adição de calor, álcool, vinagre ou óleo. 

Destas espécies, apenas cinco são utilizadas e elas se desdobram em pimentas de vários tipos como: biquinho; bode; dedo-de-moça; habanero; jalapeño malagueta e tabasco. 

Pimenta na mesa brasileira e benefícios à saúde

A produção de pimentas ocorre em todo país, com destaque aos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Sergipe, e está na safra de março. Os diversos formatos e tipos do fruto possibilitam uma finalização sofisticada aos pratos. 

É versátil e combina em preparações doces e salgadas como: molhos; geleias; chocolate; conservas e desidratadas na forma em pó (páprica) e em flocos (pimenta calabresa), bem como utilizada para aromatizar azeites e vinagres.

É fonte de vitaminas e minerais como A, C, E, ácido fólico, zinco e potássio, e o consumo ajuda a aliviar a congestão nasal; prevenir alguns tipos de câncer, pois contém alto teor de antioxidante; aumentar a libido e controlar níveis de colesterol.

Porém, é importante lembrar que o consumo deve ser moderado, pois o  excesso pode ser prejudicial, principalmente para quem já possui problemas digestivos.

Curiosidades

  • Famosa na culinária húngara, a páprica é um pó de coloração vermelha obtido pela moagem de frutos desidratados, que se tornou mais conhecida no Brasil nos anos 90. Para fabricar um quilo de páprica são necessários seis quilos de pimenta fresca.
  • Indicada para a produção de molhos, a pimenta tipo habanero possui cerca de 120 mg de vitamina C em 100 gramas de fruto. A quantidade representa o dobro do que se encontra na mesma porção de laranja ou kiwi. 
  • Existe uma escala para medir a ardência da pimenta chamada Scoville. Nesta proporção, o pimentão é considerado zero absoluto, já que o fruto não contém capsaicina. Na outra extremidade, a pimenta mais forte já registrada é a norte-americana Carolina Reaper.

Abaixo, confira seis receitas com a utilização de pimenta, que vão desde temperar saladas até acompanhamentos:

Azeite aromático

Vinagre aromático

Arroz doce picante

Vatapá econômico

Purê de banana

Geleia de pimenta

01/03/2022 11:00

Ver todas