Alimentação e maternidade: como cuidar de quem cuida da gente
O Dia das Mães, geralmente, é comemorado em reuniões familiares com almoço em casa ou restaurantes, e mesmo os filhos que não possuem mais suas mães, a data é marcada pela presença feminina.
Historicamente, as mães eram as mulheres que assumiam as responsabilidades dos cuidados do lar, do marido e dos filhos.
Porém, já faz algum tempo que essas mulheres conquistaram outros espaços, independente da maternidade ou do estado civil, como a inserção no mercado de trabalho, liderança de equipes e outras atividades.
Mães solos
Outro ponto, é a maternidade solo, como mostra uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, em 2022.
Os dados apontam que no Brasil, entre 2012 e 2022, o número de domicílios com mães solos cresceu 17,8%, passando de 9,6 milhões para 11,3 milhões, em dez anos.
Já a saúde mental das mães brasileiras é outro dado preocupante, pois um estudo da Escola Paulista de Enfermagem, da Universidade Federal de São Paulo, de 2019, indica que 1 a cada 5 mães sofre ou já sofreu de depressão pré-natal.
A saúde mental está relacionada ao estado emocional, psicológico e bem-estar dessas mulheres, que podem influenciar os sentimentos e o comportamento de gestantes ou puérperas.
A mãe que recebe apoio e compartilhamento de tarefas e responsabilidades, da família, amigos ou profissionais de saúde, consegue seguir essa jornada de forma mais leve, assim como recomenda a Sociedade Brasileira de Psiquiatria.
Alimentação e maternidade
Embora seja uma das prioridades manter uma alimentação saudável ao longo da vida, inclusive na maternidade, essas mulheres não se alimentam como deveriam.
Algumas deficiências nutricionais são mais altas em mulheres com filhos entre 0 e 5 anos, do que em mulheres com filhos maiores ou sem filhos.
De acordo com um relatório divulgado pela Unicef em 2023, o número de adolescentes e mulheres grávidas, e lactantes que sofrem de desnutrição aguda, passou de 5,5 milhões para 6,9 milhões, desde 2020.
Esse aumento foi de 25%, em 12 países, mais atingidos pela crise alimentar e nutricional mundial.
Diversos fatores são responsáveis por isso, como a desigualdade de renda, o acúmulo de tarefas domésticas, muitas horas de trabalho e a falta de tempo.
Com isso, neste Dia das Mães, o Alimente-se Bem incentiva para que a família apoie essas mulheres na organização das refeições diárias e no preparo das receitas deste dia.
Cardápios para o almoço de Dia das Mães
Sugestão 1
Salada de repolhos e abacaxi com molho cremoso de iogurte
Sugestão 2 (opção vegetariana)
Almôndegas de proteína de soja ao sugo
Dicas
1. Para este dia, planeje o cardápio com antecedência, a fim de economizar em apps de restaurantes e deliveries;
2. Aproveite o momento para preparar uma refeição em família: divida as tarefas e crie memórias afetivas;
3. Receitas práticas e nutritivas podem ser feitas e adaptadas com o que temos em casa. Acesse o menu Receitas para ajudar.
03/05/2024 09:00