Início do inverno com receitas de pães, dicas de preparo e aproveitamento de pão francês
O inverno chegou e com as temperaturas baixas as pessoas buscam por ambientes quentes e alimentos que trazem conforto e energia, como os pães.
Consumidos na forma de lanche ou acompanhamento de refeições, os pães são apreciados por muitas pessoas, devido às características como sabor, aroma, aparência, preço e disponibilidade.
Contexto histórico
Na Pré-História e Idade Antiga, o pão começou a ser preparado, quando o homem passou a cultivar grãos como, cevada, aveia e trigo, mas foram os egípcios, há 6 mil anos, que descobriram a fermentação do trigo e, consequentemente, a produção pães.
Ao longo do tempo, o alimento tem feito parte da vida das pessoas, desde o consumo diário até como símbolo religioso.
Em suas variações, é possível prepará-lo de maneira simples, como Pão econômico ou torná-lo mais saudável e nutritivo no formato de Pão integral.
Na segunda opção, há uma quantidade significativa de fibras, vitaminas e minerais, o que ajuda a melhorar o funcionamento do intestino, aumentar a saciedade e reduzir os níveis de colesterol.
Consumo diário e receitas
Mais de 70% dos brasileiros consomem pão no café da manhã. Desses pães, 86% são artesanais e 52% são do tipo francês, segundo a pesquisa da Food Science Technology, da SciELO Brasil.
Com base neste cenário, o Alimente-se Bem trouxe algumas sugestões para aproveitar o pão francês que sobrou nas preparações. São elas:
Lombo suíno com farofa de pão e talos
Outra forma de evitar o desperdício, é preparar a farinha de rosca com o pão seco ou torrado, depois ralar e triturar.
A opção pode ser usada para dar textura crocante em empanados, ou adicionar em farofas, bolos, tortas e pudim de banana com canela, bem como utilizar para engrossar molhos e caldo.
Dicas básicas para fazer pão caseiro
- Dissolva o fermento em água;
- Junte à mistura uma quantidade pequena de farinha de trigo, com parte do açúcar e do sal, e deixe crescer em local seco e sem vento;
- Mantenha a massa em temperatura de 30 °C, pois facilita a formação de gases dentro do pão e de uma massa mais esponjosa.
Leia também:
Diferença entre pães brancos e integrais: vale a pena a troca?
23/06/2023 09:00