Notícias

Foto de: História, tipos e opções de receitas para preparar em casa no Dia Mundial do Hambúrguer
Receitas

História, tipos e opções de receitas para preparar em casa no Dia Mundial do Hambúrguer

Popular em todo mundo e feito em diferentes versões, o hambúrguer é um prato clássico e apreciado por muitas pessoas, tanto que, em 28 de maio, é celebrado o Dia Mundial do Hambúrguer.

Dizem que foi criado na Alemanha, na cidade de Hamburgo, pois isso dá origem ao nome. Na região, eles produziam bolinhos de carne triturada, achatada e temperada que eram servidos no prato.

Depois foi levado por imigrantes aos Estados Unidos e se espalhou pelas lanchonetes do mundo, no formato em que conhecemos hoje, pois foram os americanos que acrescentaram pão, queijo, salada e molho à preparação.

No Brasil, o hambúrguer chegou, em 1952, quando o americano Robert Falkenburg abriu a primeira lanchonete no modelo fast food, em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Tipos de hambúrguer

Os diferentes ingredientes fizeram o hambúrguer ganhar vários sabores

Com a popularização, o hambúrguer recebeu alguns toques, com diferentes ingredientes, e, assim, surgiram as versões artesanais, gourmets, vegetarianas, veganas, entre outras.

Os pratos ganharam características próprias para serem consumidos em família ou até preparados à venda, como uma fonte de renda.

Veja a seguir algumas versões:

ArtesanalÉ uma opção mais natural e saudável, pois é preparado manualmente, desde a carne até o pão, com ingredientes caseiros, e sem adição de aditivos ou conservantes. 
GourmetSe diferencia por usar ingredientes mais frescos e de melhor qualidade. É muito comum incluir pão de brioche e carnes mais suculentas. Essa junção favorece o sabor e, geralmente, são pratos mais caros.
VegetarianoNão acrescenta nenhum tipo de carne na composição. É feito com ingredientes, como queijos, legumes, laticínios, ovos, verduras, entre outros.
VeganoElaborado sem nenhum tipo de produto de origem animal e derivados, como queijo, ovos, manteiga e maionese. Os ingredientes mais usados nesta versão são o grão de bico, a lentilha e a proteína texturizada de soja.  

Receitas

Prefira opções com menos condimentos

Para ajudar nas criações de hambúrguer em casa e aproveitar a comemoração da data, o Alimente-se Bem sugere algumas receitas:

Hamburgueres diferentes à parmegiana - feito com carne bovina;

Hambúrgueres especiais - preparado com carne suína; 

Hambúrguer de aveia - opção vegetariana.

Se curtiu este conteúdo, compartilhe e consuma hambúrguer com moderação, pois é uma refeição calórica, dependendo de como é preparado.

26/05/2023 09:00

Ver todas