Notícias

Foto de: Preparativos para a Páscoa mistura tradição, sabor, praticidade e economia
Economia

Preparativos para a Páscoa mistura tradição, sabor, praticidade e economia

A fim de continuar a série "Receitas em uma panela só” e organizar as refeições para a Páscoa, o Alimente-se Bem apresenta algumas preparações com peixe.

O alimento é, tradicionalmente, consumido na Sexta-feira Santa, devido representar um símbolo religioso da época, bem como é saudável, nutritivo e pode compor a alimentação do ano todo.

Preparação rende até quatro porções e fica pronta em 40 minutos - Foto: Karim Kahn/SESI-SP

A receita de Peixe xadrez é inspirada no famoso Frango xadrez ou Kung Pao Chicken, original da culinária chinesa, das cidades de Sichuan e Hunan, conhecidas por suas especiarias.

O prato típico de frango é bastante apimentado, já essa versão de peixe é mais suave com adição de temperos muito utilizados no Brasil, como cebola, alho, salsão e cebolinha.

A preparação também é prática, nutritiva e econômica, pois utiliza partes não convencionais dos alimentos, como casca de abóbora.

Acompanhamento com aproveitamento integral

Sementes, cascas e polpa podem ser aproveitadas na abóbora

A casca de abóbora possui mais proteínas do que a polpa, e contém vitamina C, fibras e potássio. Os valores nutricionais podem ser conferidos no e-book gratuito Tabela de composição das partes não convencionais dos alimentos.

Logo as sementes da abóbora podem ser usadas para fazer Salada com sementes, como acompanhamento do peixe xadrez, ou servir as Sementes de abóbora crocante no formato de aperitivo.

No caso da polpa, pode ser feito um creme de abóbora ou aproveitar a Páscoa para preparar Trufa com recheio de doce de abóbora de sobremesa.

Economia na hora de escolher o pescado 

O peixe não é uma opção barata, especialmente nos pratos tradicionais da Páscoa, como o bacalhau e o salmão. Entretanto, é possível escolher outros tipos para incluir nas preparações.

Devido o país possuir grandes áreas litorâneas e de rios, as alternativas de encontrar outras espécies mais em conta são diversas, como a tilápia e a cavalinha, que são opções da receita peixe xadrez. 

A tilápia pode ser preparada assada, grelhada, cozida ou frita
  • Tilápia: peixe de água doce que, embora não seja nativo, é um dos principais tipos cultivados em todas as regiões do Brasil, o que torna valor mais acessível;
  • Cavalinha: nome dado a várias espécies de peixes pequenos e médios, é de água salgada e está presente em todo o litoral do país, bem como é um dos mais procurados pelos brasileiros e uma opção econômica nesta época.

Consumo e benefícios à saúde

O Norte e o Nordeste são as regiões que mais consomem peixes, pois boa parte da economia é movimentada pelos povos ribeirinhos, que possuem a pesca artesanal como principal atividade de trabalho.

Peixe na alimentação contribui para o controle dos níveis de colesterol

Embora em outras regiões o consumo não seja um hábito tão comum, os peixes são alimentos muito saudáveis e nutritivos, e recomenda-se que sejam consumidos pelo menos duas vezes por semana

Os peixes são ricos em proteínas e fontes de vitamina B12; ferro; cálcio; fósforo; iodo e cobalto, e de ácidos graxos, como ômega 3 e 6. Esses nutrientes ajudam no bom funcionamento do organismo, no combate à inflamação e na prevenção de doenças cardiovasculares e neurológicas.

Se você gostou dessas dicas, aproveite para fazer o download gratuito do e-book Alimente-se Bem com Praticidade e conferir quase 20 receitas práticas, econômicas, saborosas e feitas em uma panela só

20/03/2023 09:00

Ver todas