Feriado de Páscoa: opções de pratos com peixes da safra ajudam a economizar na hora da compra
Na Semana Santa, muitas pessoas consomem peixes, pois o costume está atrelado à religiosidade e à cultura. Outro motivo, é que a busca por pescados cresceu devido ao aumento dos preços da carne vermelha e dentre as variedades mais procuradas pelos brasileiros estão: tilápia, sardinha, pirarucu, salmão e atum.
Com a crescente popularização dos peixes no cardápio, você também pode optar pelas espécies da safra, pois por conta da maior oferta dos produtos, os preços são mais baixos. Assim, em abril, é possível adquirir:
- Cação;
- Cavalinha;
- Merluza;
- Pacu;
- Pescada;
- Sardinha fresca.
Confira a sazonalidade dos pescados na tabela da Ceagesp
Receitas
Para economizar com a compra dos peixes da estação, separamos três receitas que adicionam pescada e merluza que você pode preparar no almoço do feriado de Sexta-feira Santa e no domingo de Páscoa:
Consumo de peixes nas regiões do Brasil
A cultura indígena na região Norte do país contribuiu para um rico legado culinário, principalmente no consumo de peixes.
De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), realizada pelo IBGE, entre 2017 e 2018, o volume de compra de peixes está concentrado nesta região, seguido pelo Nordeste, e depois pelas demais regiões, em uma média per capita.
Região | Quantidade de consumo por dia |
Norte | 45 gramas |
Nordeste | 18 gramas |
Centro-Oeste, Sudeste e Sul | abaixo de 10 gramas |
Atualmente, no Brasil, o consumo de pescados é próximo de 10 quilos per capita ao ano, porém ainda está abaixo do que orienta a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que é de 12 quilos ao ano.
Produção de peixes
O Norte e o Nordeste são as regiões de maior consumo, pois boa parte da economia é movimentada pelos povos ribeirinhos, que possuem a pesca artesanal como principal atividade de trabalho.
Esse tipo de pesca é feito de maneira sustentável, pois respeita os ciclos reprodutivos das espécies e a extração é em escala reduzida, com o uso de ferramentas tradicionais, como linha e anzol.
Contudo, com o passar dos anos, a produção de piscicultura - uma das atuações da aquicultura que trabalha com peixes de cultivo - cresce no país.
Segundo dados publicados no Anuário 2022 Peixe BR da Piscicultura, em 2021, foram produzidas mais de 840 mil toneladas de peixes nativos e outras variedades nesta atividade.
A tilápia está entre os principais peixes produzidos no Brasil. Em 2020, seis em cada dez tipos eram desta espécie e, em segundo lugar, foi classificado o tambaqui.
Se você quiser saber sobre os benefícios dos pescados à saúde, cuidados na hora da compra e dicas de preparo, acesse: Pescados: conheça os benefícios, os cuidados e aprenda novas receitas
01/04/2022 16:46