Notícias

Foto de: Feriado de Páscoa: opções de pratos com peixes da safra ajudam a economizar na hora da compra
Economia

Feriado de Páscoa: opções de pratos com peixes da safra ajudam a economizar na hora da compra

Na Semana Santa, muitas pessoas consomem peixes, pois o costume está atrelado à religiosidade e à cultura. Outro motivo, é que a busca por pescados cresceu devido ao aumento dos preços da carne vermelha e dentre as variedades  mais procuradas pelos brasileiros estão: tilápia, sardinha, pirarucu, salmão e atum.  

Com a crescente popularização dos peixes no cardápio, você também pode optar pelas espécies da safra, pois por conta da maior oferta dos produtos, os preços são mais baixos. Assim, em abril, é possível adquirir:

  • Cação;
  • Cavalinha;
  • Merluza;
  • Pacu;
  • Pescada;
  • Sardinha fresca.

Confira a sazonalidade dos pescados na tabela da Ceagesp 

Receitas

Para economizar com a compra dos peixes da estação, separamos três receitas que adicionam pescada e merluza que você pode preparar no almoço do feriado de Sexta-feira Santa e no domingo de Páscoa:

Peixe ao molho de maracujá

Pescada branca assada

Desfiado de peixe ao forno

Consumo de peixes nas regiões do Brasil

A cultura indígena na região Norte do país contribuiu para um rico legado culinário, principalmente no consumo de peixes.

De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), realizada pelo IBGE, entre 2017 e 2018, o volume de compra de peixes está concentrado nesta região, seguido pelo Nordeste, e depois pelas demais regiões, em uma média per capita.

RegiãoQuantidade de consumo por dia
Norte45 gramas
Nordeste18 gramas 
Centro-Oeste, Sudeste e Sulabaixo de 10 gramas

Atualmente, no Brasil, o consumo de pescados é próximo de 10 quilos per capita ao ano, porém ainda está abaixo do que orienta a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que é de 12 quilos ao ano. 

Produção de peixes

O Norte e o Nordeste são as regiões de maior consumo, pois boa parte da economia é movimentada pelos povos ribeirinhos, que possuem a pesca artesanal como principal atividade de trabalho.

Esse tipo de pesca é feito de maneira sustentável, pois respeita os ciclos reprodutivos das espécies e a extração é em escala reduzida, com o uso de ferramentas tradicionais, como linha e anzol.

Contudo, com o passar dos anos, a produção de piscicultura - uma das atuações da aquicultura que trabalha com peixes de cultivo - cresce no país.

Segundo dados publicados no Anuário 2022 Peixe BR da Piscicultura, em 2021, foram produzidas mais de 840 mil toneladas de peixes nativos e outras variedades nesta atividade. 

A tilápia está entre os principais peixes produzidos no Brasil. Em 2020, seis em cada dez tipos eram desta espécie e, em segundo lugar, foi classificado o tambaqui.

Se você quiser saber sobre os benefícios dos pescados à saúde, cuidados na hora da compra e dicas de preparo, acesse: Pescados: conheça os benefícios, os cuidados e aprenda novas receitas

01/04/2022 16:46

Ver todas