Notícias

Foto de: Dia das Mães: relembre receitas da infância e conheça o movimento comfort food
Receitas

Dia das Mães: relembre receitas da infância e conheça o movimento comfort food

A carne de panela e o estrogonofe de domingo da avó, o pudim de leite condensado e o pão caseiro da tia, os clássicos bolinho de chuva e bolo de cenoura do café da tarde da mãe são receitas que remetem lembranças de infância e afetividade. Que tal, neste Dia das Mães, elaborar alguns pratos que resgatam boas memórias?

O portal Alimente-se Bem separou preparações que abordam releituras da infância, como pães, bolos e tortas, e algumas delas utilizam o aproveitamento integral de alimentos.

Receitas:

Prato principal

Carne de panela com iogurte e legumes 

Estrogonofe camponês 

Lanche da tarde

Bolo de banana 

Bolo de bagaço de milho 

Pão econômico 

Pão de queijo romeu e julieta 

Sobremesa 

Pudim de leite condensado de soja

Torta de abóbora da vovó com sorvete de coco e gengibre

Torta mousse de maracujá

Apesar da inovação e da modernização da culinária, a comida caseira nunca sai de moda. Quando preparamos algo com sabor e cheiro que nos lembram alguém, seja mãe, pai, avó ou tia, à mente é transportada ao passado e com isso foi instituído o conceito Comfort Food.

Movimento Comfort Food

O termo surgiu nos anos 90, com o objetivo da alimentação despertar emoções, por meio de aroma, sabor, cor, textura e formato, e não só atribuir o papel de suprir necessidades nutricionais.

Este tipo de comida traz conforto psicológico, aconchego, alegria, cuidado e bem-estar, com uma pitada de saudade. As sensações são afloradas, a partir de refeições que possuem características simples, e fazem o caminho inverso da impessoalidade e mecanização do fast food.

O movimento também está ligado ao cuidado materno e as receitas de família que passam de geração em geração. Deste modo, os segredos de cozinha das tradições familiares são compartilhados e as habilidades culinárias praticadas. 

O ato de comer 

Parte importante do comfort food não é somente o que se come, mas o modo de comer, pois isso pode influenciar na saúde e no bem-estar. Quando comemos de maneira rápida, desatenta e sem mastigar por completo o alimento, a tendência é fazermos escolhas alimentares menos favoráveis, o que compromete a noção de saciedade e causa desconforto e indisposição. 

Por outro lado, ao saborear a comida com tempo, prazer e satisfação, é possível apreciar cada pedaço e os momentos relacionados a ele. Isso auxilia na saúde física e psicológica.

Quando o ato de comer é compartilhado com as pessoas que amamos, a comensalidade se faz presente, pois você não divide apenas a comida, mas o momento da refeição, a famosa expressão “comer junto”, o que possibilita criar novas memórias e despertar sentimentos.

29/04/2022 10:14

Ver todas