Notícias

Foto de: Opções de entrada, prato principal e sobremesa para uma Ceia de Ano Novo com praticidade
Receitas

Opções de entrada, prato principal e sobremesa para uma Ceia de Ano Novo com praticidade

O Ano Novo é uma época de renovação em que as pessoas fazem promessas, traçam novos sonhos e desejam saúde, amor, dinheiro e paz.

Para isso, as tradições no Brasil vão desde os trajes até a comida: as pessoas vestem branco, pulam sete ondas e comem uvas, lentilha e sementes de romã durante a ceia.

Que tal aproveitar o momento para preparar uma ceia com praticidade? O Alimente-se Bem desenvolveu três sugestões de receitas: entrada, prato principal e sobremesa. 

Terrine de pera

Filet mignon suíno com molho de jabuticaba

Bolo de frutas

As opções são sustentáveis e econômicas, pois utilizam alimentos da safra, aproveitamento integral dos alimentos, como cascas e talos, e frutas secas e oleaginosas.

4 dicas para planejar a ceia com praticidade

É comum que a celebração gera mais gastos, mas com organização é possível economizar e evitar o desperdício.

Aproveite os alimentos da safra e recrie receitas
  1. Planeje: Faça uma lista com o número de convidados, os ingredientes para os pratos e demais itens que precisam ser comprados. Se a empresa onde trabalha entrega cesta de Natal, aproveite os produtos nas preparações;
  2. Alimentos da safra: Adquira as frutas, legumes e verduras próximo ao dia da ceia. Prefira os produtos da época, pois são mais baratos e contém menos agrotóxicos;
  3. Substitua: É possível trocar ingredientes e recriar receitas para tornar as refeições mais acessíveis, como bacalhau por peixe, carne bovina por suína, entre outras substituições;
  4. Ressignifique: O mais importante é aproveitar o momento, por isso não gaste tanto tempo para organizar uma mesa farta. Prefira uma ceia simples e com mais alegria.

Significado dos alimentos consumidos na noite da virada 

Lentilha

A lentilha é conhecida por trazer sorte e abundância

No Brasil e Chile é consumida, logo após a meia-noite, e na Itália, cada batida do sino é acompanhada por uma colherada de ensopado de lentilha, para que não falte dinheiro no próximo ano

Entretanto, você sabe por que o consumo da leguminosa possui esse significado? 

O formato achatado e redondo do grão lembra uma moeda, e ao ser cozido dobra de tamanho, o que representa riqueza e sorte.

Arroz

Mesmo que não falte na mesa do brasileiro o ano todo, o arroz é considerado um alimento fundamental na ceia de Ano Novo em países como Japão, Coréia, Líbano e Dinamarca. 

Para os japoneses, como o alimento dobra de tamanho depois de pronto, ele representa riqueza, sorte, abundância e fertilidade

No Líbano, costuma-se comer somente alimentos brancos na noite da virada, por isso que o arroz está presente no cardápio da ceia.

Carnes

Na crença popular, não se deve consumir aves no Ano Novo, pois esses animais ciscam para trás, o que simboliza retrocesso e atraso de vida. 

Para quem gosta de carnes mais magras, pode substituir a ave por peixe, pois o animal nada para frente e está ligado à prosperidade.

carne de porco também é muito consumida, por causa do tamanho volumoso e nível de gordura, e está relacionada à abundância, fartura e riqueza. Ela deve ser colocada no centro da mesa, pois representa progresso

Uvas

A tradição de comer uvas na virada iniciou na Espanha e se estendeu ao redor do mundo

Por nascerem em cachos e possuírem muitas sementes, as uvas indicam fartura. Com isso, uma das tradições dos espanhóis é comer 12 uvas na hora da virada.

Isso começou em 1909, com uma jogada de marketing dos produtores da uva Alicante, que queriam se livrar do excedente de produção daquele ano. 

Com o passar do tempo, a quantidade passou a representar os 12 meses do novo ano e a esperança de que eles seriam doces. 

O consumo de bebidas como vinho, champagne e espumante também são comum na ceia de Ano Novo, devido a produção por meio dessa fruta, que representa energia positiva e otimismo. 

Tradição: Faça um pedido ao comer cada uma das 12 uvas e um brinde com uma das bebidas.

Romã

A crença diz que as sementes devem ficar na carteira o ano todo

A fruta é muito cultuada em antigas culturas orientais e, por ter muitas sementes, acredita-se que atrai riqueza, fartura e fertilidade.

No Brasil, o ritual de Ano Novo, é segurar três sementes nos dentes, à meia-noite, e pedir dinheiro para o ano que se inicia. Essas sementes devem ser guardadas na carteira durante todo o ano, embrulhadas em papel branco.

Nozes e castanhas

Muito consumida nesta época do ano, as oleaginosas estão ligadas à antiguidade, pois eram fáceis de armazenar durante períodos mais rigorosos, como guerras e secas, e esses alimentos foram relacionados à prosperidade e a um bom início de ano.

Compartilhe o conteúdo para que mais pessoas sejam adeptas da ceia com praticidade!

22/12/2022 10:00

Ver todas