Dia dos Pais: configuração de família, cozinhar em companhia e cardápio especial para celebrar a data
No Brasil, o segundo domingo de agosto é comemorado o Dia dos Pais. A data foi criada pelo publicitário Sylvio Bhering que organizou um concurso, em 14 de agosto de 1953, para homenagear três tipos de pais: com maior número de filhos, o mais jovem e o mais velho.
O evento teve bastante repercussão na imprensa e após a realização, o Dia dos Pais foi instituído aqui e permanece até hoje.
Lembrança paterna e configuração de família
Entretanto, qual é a memória afetiva que surge em suas lembranças quando você pensa em paternidade?
O tradicional churrasco do avô aos finais de semana, os passeios com o tio, os conselhos do padrasto ou os incentivos do pai, quando você mesmo não acreditava em si.
A configuração de paternidade vai além da figura do pai biológico. Ela está associada a uma pessoa que ama e cuida, e oferece afeto e segurança.
Muitas famílias não possuem o pai biológico presente na criação, pois, segundo dados do JUS Brasil, em 2020, foram registrados 1.581.404 nascimentos, sendo 92.092 filhos de pais ausentes.
Na sociedade, é possível identificar outras configurações de famílias que são diferentes dos padrões dos comerciais de margarina. Muitas delas, não há uma figura masculina ou é formada por casais homoafetivos.
Por isso, algumas escolas de educação infantil substituem a comemoração de Dia dos Pais, por Dia da Família, para integrar a todos e tornar a data um momento de acolhimento e ressignificação do conceito de paternidade.
Cardápio especial para comemorar
Para fazer parte deste movimento, o Alimente-se Bem montou um cardápio especial, a fim de inspirar na celebração de domingo, incentivar o momento de cozinhar em família e fortalecer os laços afetivos.
Dicas para o dia
Como esse é um momento especial, lembre-se de:
1. Conferir, um dia antes, se há todos os ingredientes e a quantidade necessária;
2. Atentar-se à quantidade de comida que será preparada para evitar sobras excessivas;
3. Caso sobre alimentos, lembre-se de armazená-los de forma correta para aumentar o tempo de vida útil.
Benefícios de cozinhar em família
Quando o ato de comer é compartilhado com as pessoas que amamos, a comensalidade se faz presente, pois não é só a comida que é dividida, mas o momento da refeição.
A famosa expressão “comer junto” possibilita criar memórias e despertar sentimentos.
Abaixo, algumas vantagens desse momento:
Compartilhamento de histórias familiares
Ao fechar os olhos, é possível lembrar de cheiros e sabores que nos remetem à infância. Esse dia pode ser uma oportunidade para cozinhar aquela receita afetiva de quem você considera como pai, e conhecer mais sobre as suas origens.
Trabalho em equipe
O ato de cozinhar acompanhado de alguém é um ótimo momento para exercitar o trabalho em equipe.
Essa é uma atividade que pode melhorar a divisão de tarefas antes e após as refeições, e aprender com as habilidades culinárias uns dos outros.
Agora é só aproveitar o dia!
07/08/2023 09:00