Berinjela: safra de agosto, dicas de preparo e receitas doces, salgadas e com aproveitamento integral
Apreciado na culinária de vários lugares do mundo, a berinjela é um legume versátil, possui coloração roxa e muitas pessoas confundem a forma ortográfica correta, se é com a letra “j” ou “g”.
Aqui no Brasil, se escreve com “j”, mas em Portugal é com a letra “g”.
O fruto é originário da Índia e chegou à Europa no século XIII, por meio dos árabes da Península Ibérica.
No Brasil, chegou três séculos mais tarde pelos portugueses durante a colonização e, também, foi incorporado à cultura pelos imigrantes árabes, em que ganhou popularidade em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.
Salgado e doce
O alimento pertence à família do tomate, pimenta, pimentão, batata e jiló, e está na safra de agosto.
Ele poder ser consumido em preparações salgadas e até mesmo doces, como nas receitas a seguir:
Tipos e preparos
Em relação às variedades, a berinjela apresenta:
- Berinjela baby - mini frutos indicados para produção de conservas;
- Espécies branca, a rajada, a japonesa e a amarela;
- Na culinária japonesa, há o Nasu Dengaku, em que a berinjela pode ser feita assada ou frita, e servida com missô, pasta à base de soja de sabor salgado rica em proteína e em substâncias umami - quinto gosto do paladar humano - presentes em alimentos ricos em glutamato, como algas, carnes, cogumelos, ovos, peixes, queijos e vegetais;
- Na cozinha árabe, um prato típico é o babaganoush no qual a berinjela é queimada na chama do fogão para adquirir um sabor defumado. Depois é passada pelo processador até obter uma consistência de pasta, e acrescenta-se alho, limão e tahine (creme feito a partir de gergelim).
Dicas e receitas
Muitas pessoas não são fãs de berinjela, mas o Alimente-se Bem separou uma dica de pré-preparo para eliminar o gosto amargo que, geralmente, afasta o legume do prato:
- Descasque e corte a berinjela;
- Deixe de molho em 1 litro água com 2 colheres de sopa de vinagre ou suco de limão por 20 minutos.
Para ajudar no preparo, o programa também sugere três receitas, a fim de incentivar o consumo e experimentar novos sabores de um mesmo alimento feito de outras formas:
Nutrientes e benefícios à saúde
O alimento é rico em fibras, vitaminas A, B e C, e a casca é fonte de potássio. Possui ação digestiva, nutritiva e laxante.
Existem relatos de que o consumo da berinjela ajuda no controle do colesterol, porém, não há estudos científicos suficientes que comprovem.
Por isso, o Alimente-se Bem reforça que nenhum alimento de forma isolada substitui os benefícios à saúde de manter hábitos alimentares saudáveis e adequados.
Se curtiu este conteúdo, compartilhe!
11/08/2023 09:00