Notícias

Foto de: Jabuticaba: safra do mês e benefícios da fruta com a cara do Brasil
Economia

Jabuticaba: safra do mês e benefícios da fruta com a cara do Brasil

A jabuticaba (ou jaboticaba) é uma fruta da família das mirtáceas tipicamente brasileira, originária da Mata Atlântica, um dos maiores biomas do Brasil.

Seu nome deriva do tupi e pode ter dois significados: “gordura de jabuti” ou “frutas em botão” (devido à maneira como a jabuticaba cresce na árvore).

Ela faz parte do grupo de frutas nativas que já integravam a dieta dos povos indígenas antes da chegada dos colonizadores portugueses. Essas frutas conseguiram evitar a extinção por se propagarem espontaneamente no bioma e por se localizarem em áreas de difícil acesso para a agricultura moderna.

Produção e características

O Brasil é o principal produtor mundial de jabuticaba, com a maior concentração nos estados de Goiás, Paraíba, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O cultivo pode ser feito em hortas caseiras, pequenas fazendas e grandes pomares industriais.

A safra ocorre na primavera e no verão, com grandes quantidades de frutos de casca negra e polpa branca que crescem aglomerados no tronco e nos ramos das árvores.

As jabuticabas são consumidas in natura ou na forma de geleias, sucos, licores, aguardente, vinho e vinagre.

O fruto: casca escura e polpa branca com diversas substâncias importantes

Propriedades e benefícios

Na polpa da jabuticaba estão presentes ferro, fósforo, vitamina C e niacina, uma vitamina do complexo B. Já na casca temos pectina e peonidina, além da antocianina, o pigmento que dá a cor azul-arroxeada da fruta.

A antocianina possui forte ação antioxidante, ajudando a prevenir a formação de radicais livres. Segundo alguns estudos, pode auxiliar também no controle do nível de açúcar no sangue em diabéticos.

Por outro lado, a maior concentração da substância está na casca, assim recomenda-se a utilização integral em sucos, geleias e outras preparações.

Quando processada industrialmente, a jabuticaba gera um subproduto composto pela casca e o caroço, que além do alto valor nutricional (compostos fenólicos e fibras dietéticas) pode ajudar na regulação intestinal estimulando o crescimento da microbiota benéfica.

São muitos os motivos para aproveitar a fruta integralmente, além da redução de resíduos orgânicos.

Seleção, compra e armazenamento

Como escolher: a fruta deve estar firme, a cor brilhante e a casca lisa, sem rachaduras.

Como higienizar: a jabuticaba amadurece rapidamente, portanto lave apenas a quantidade que será consumida em água corrente. Para uma higienização completa, use uma solução de água e hipoclorito de sódio e enxágue bem para remover qualquer resíduo.

Como armazenar: o ideal é consumir imediatamente. Se não for possível, lave, seque bem e guarde na geladeira em recipiente fechado. Mas atenção: mesmo assim, a fruta não vai durar muito. A jabuticaba tem alto teor de açúcar e vai fermentar depois de madura.

Para prolongar a durabilidade, higienize, seque e espalhe em uma bandeja para congelar. Uma vez congeladas, coloque em um recipiente tampado e retorne ao congelador. Cuidado: só descongele se for consumir.

Geleia e suco: duas das muitas formas de consumir jabuticaba

Consumo

A jabuticaba pode ser consumida de diversas maneiras, todas deliciosas. Confira:

  • Crua, na forma natural;
  • Sucos;
  • Geleias;
  • Bolos;
  • Em pó (como corante ou aromatizante) em iogurtes, vitaminas, pães e bolos.

Mas, lembre-se: para aproveitar de forma integral todos os benefícios da fruta, é recomendadosempre consumir a casca e a polpa. É na casca que está a maior parte das fibras e antioxidantes.

Para ajudar, o Alimente-se bem separou para você algumas receitas:

Filet mignon suíno com molho de jabuticaba

Manjar de jabuticaba

Geleia de cascas e sementes de jabuticaba

Smoothie de jabuticaba e banana

Curiosidades

• A cor da jabuticaba atrai os passarinhos, ajudando na dispersão das sementes e na perpetuação da espécie;

• A jabuticaba é o símbolo da cidade de Sabará, em Minas Gerais, há mais de 30 anos. A prefeitura concede 5% de desconto no IPTU por pé de jabuticaba. Também é possível alugar um pé da fruta para comer à vontade, e, em setembro, realiza-se o Festival da Jabuticaba.

Se curtiu o conteúdo, compartilhe e aproveite a safra!

04/10/2024 16:46

Ver todas