Notícias

Foto de: Festa Junina: aprenda seis receitas típicas que incluem o aproveitamento de alimentos
Receitas

Festa Junina: aprenda seis receitas típicas que incluem o aproveitamento de alimentos

Música, dança, trajes com estampa xadrez, comidas típicas, bandeirinhas e alegria são características das Festas Juninas que ocorrem em todo Brasil. 

Nesta época, os pratos mais conhecidos envolvem alimentos em grãos e raízes, como amendoim, abóbora, batata-doce, milho e pinhão. Eles estão na safra e possuem diversos benefícios nutricionais.

Por exemplo, em 100 gramas de amendoim são encontradas boas quantidades de proteínas: 22,5 gramas e cerca de 30% da necessidade diária de fibras alimentares: 7,3 gramas.

Já o pinhão auxilia com o dobro de fibras do amendoim: 15, 6 gramas e, apesar de pouco comentado, contém quase 50% mais potássio do que a banana nanica.

Receitas com aproveitamento integral de alimentos 

Muitas pessoas organizam Festas Juninas em casa e para ajudar no preparo das receitas saborosas, o Alimente-se Bem separou preparações que incluem estes alimentos e utilizam o aproveitamento de bagaços, cascas, talos e sementes.

Bolo de bagaço de milho

Surpresa de canjiquinha 

Milhocake

Praliné junino 

Cocada cremosa de batata-doce

Salada de pinhão

Dessas receitas, três utilizam milho, pois a versatilidade do alimento é destaque em preparações de norte a sul do Brasil, como: bolo, canjica, curau, cuscuz, pamonha, pipoca e mingau.

No entanto, quando nos referimos à Amazônia, o alimento que prevalece é a mandioca, em pratos, como: a maniçoba, o bolo de macaxeira e o mingau de farinha de tapioca.

Origem das Festas Juninas 

A tradição começou com os povos pagãos da Europa que festejavam a chegada do verão, por meio de homenagens aos deuses da natureza e da fertilidade, para que tivessem fartura nas safras.

O período coincidia com o início da colheita de cereais, como o milho, que hoje ainda é o ingrediente mais comum entre as comidas típicas de Festas Juninas.

Outro símbolo que também remete a essa tradição é as fogueiras, que eram costume nas celebrações pagãs, como forma de afastar os maus espíritos.

Tempos depois, com a consolidação do cristianismo na Europa, novas crenças foram incorporadas nesses povos. 

Como a festividade da cultura pagã era comemorada há anos e possuía grande popularidade, o cristianismo atribuiu a ela um caráter religioso de suas práticas, com a referência aos Santos.

Com isso, as festas percorrem o dia de Santo Antônio, em 13 de junho; São João, dia 24, e encerram em 29 de junho, dia em que se celebra São Pedro

As comemorações se popularizaram na Península Ibérica, na Espanha e em Portugal, e foram trazidas ao Brasil pelos portugueses, no século XVI, durante a colonização. 

Festas Juninas no Brasil

Diversos estados organizam Festas Juninas, contudo, atualmente, a maior festa ocorre em Campina Grande, na Paraíba

Em 2019, antes da pandemia de Covid-19, o evento contou com mais de 2,5 milhões de pessoas e movimentou vários setores, como comércios e serviços.

10/06/2022 10:26

Ver todas