Notícias

Foto de: Férias escolares e receitas criativas ajudam a desenvolver habilidades culinárias
Alimentação Saudável

Férias escolares e receitas criativas ajudam a desenvolver habilidades culinárias

A infância é um momento de desenvolvimento das crianças, inclusive o de hábitos alimentares, e os pais são protagonistas nesse processo.

Com a chegada das férias escolares, elas querem brincar com os amigos, e ao reunir a galera para um passeio, piquenique ou em casa, ao invés de aumentar a oferta de guloseimas, fast food e alimentos prontos, é interessante incentivar uma alimentação saudável.

Receitas para piquenique

Para isso, o Alimente-se Bem separou algumas sugestões de lanches: 

Lanches docesLanches salgadosBebidas e sorvetes refrescantes
GelagurtePizza de pão de forma integral Delícia dourada
Fofuras de inhamePão de feijão preto Sucoflor
Muffin de mirtilo Quiche de casca de abóboraSorvete de abóbora com coco

Outra opção, é incluir as crianças na cozinha para que desenvolvam habilidades culinárias. E que tal elas participarem do preparo desses lanches ou fazer disso uma brincadeira com os amigos?

Essas habilidades podem ser desenvolvidas de acordo com a faixa etária e na companhia de um adulto

Veja: 

As preparações devem ser feitas sob a supervisão de um adulto
  • Crianças menores de 2 anos: Nessa fase, elas aprendem por meio da observação. Permita que a criança segure e explore sensorialmente o alimento. Entregue a ela alimentos já higienizados, pois é bem provável que os leve até a boca. 
  • Crianças de 2 a 3 anos: Converse com a criança sobre os nomes dos alimentos e permita que ela ajude em tarefas simples como separar, colocar ingredientes e misturá-los.
  • Crianças de 3 a 6 anos: Nessa faixa etária, a criança já pode amassar e cortar massas, fazer bolinhos e auxiliar na limpeza do ambiente e dos utensílios.
  • Crianças a partir de 7 anos: Podem preparar, com supervisão de um adulto, receitas simples, como bolos e tortas, e auxiliar na limpeza da cozinha e da organização da mesa.

Importante: O que vale é a experiência de cozinhar e desenvolver as habilidades culinárias da criança, e não o resultado da receita.

Para variar no cardápio, confira o e-book Brincando com os sabores - volume 1 com receitas de café da manhã e lanches e o e-book Brincando com os sabores – volume 2 com preparações de almoço e jantar que exploram a criatividade e o lado lúdico dos pequenos.

Compartilhe o conteúdo!

08/12/2023 10:31

Ver todas