Ceia de Natal com praticidade: sugestões de entrada, prato principal e sobremesa com aproveitamento integral
Uma das épocas mais esperadas e comemoradas do ano está chegando. O Natal possui significado religioso e é um momento de reunir a família e os amigos para confraternizar.
Ceia de Natal com praticidade
Esta é a hora de celebrar, comer, se divertir e lembrar dos momentos que passou durante o ano. E que tal aproveitar a festividade para preparar uma ceia com praticidade?
O Alimente-se Bem elaborou três sugestões de pratos: entrada, prato principal e sobremesa para você servir.
Peito de frango com chutney de manga
Pudim de leite com frutas cristalizadas e casca de abóbora
A ideia é fugir do convencional e apostar na sustentabilidade ao aproveitar o alimento na sua integralidade, pois essas receitas utilizam cascas de frutas e legumes.
Dicas de planejamento da ceia mais econômica
1 - Faça uma lista com o número de convidados, os ingredientes para o preparo dos pratos e demais itens que precisam ser adquiridos;
2 - Escolha um cardápio mais simples, prático e barato. Para isso, considere algumas substituições de ingredientes tradicionais.
3 - Aposte em uma ceia mais nutritiva e cheia de sabor com a inclusão de talos, cascas, sementes e folhas, pois essas partes possuem alto valor nutricional;
4 - Aproveite o momento para elaborar receitas de família, pois possuem significado e memórias afetivas;
5 - As carnes costumam encarecer o cardápio, por isso escolha opções mais econômicas;
6 - Ao decidir por uma ceia com praticidade, é possível aproveitar mais a festividade e se desprender de menos horas na cozinha.
Hora das compras
Lista feita e cardápio montado, agora é o momento de ir às compras. Para isso:
- Compre os alimentos não perecíveis com antecedência para economizar tempo e dinheiro;
- Os produtos dos hortifrutigranjeiros podem ser comprados com um dia antes e aproveite a safra dos alimentos;
- As frutas secas e oleaginosas ganham destaque nessa época, mas também é possível comprá-las mais em conta. Confira algumas dicas.
Tradição natalinas e comensalidade
Nas ceias de Natal, as pessoas geralmente trazem algum prato tradicional que remete às receitas de famílias. Esses preparos criam memórias, despertam sentimentos e fortalecem os laços afetivos.
Desta forma, o ato de comer ocorre com as pessoas que amamos e a comensalidade se faz presente, pois não é apenas a comida que é compartilhada, mas o momento da refeição, a famosa expressão “comer junto”.
Pós-ceia
Mesmo organizando uma ceia prática, as festividades costumam ser fartas com a contribuição dos pratos feitos pelos familiares.
Entretanto, se sobrar, os alimentos não precisam ir para o lixo: coloque em recipientes separados, guarde-os na geladeira e coma em até 48 horas, bem como podem ser usados para agregar outras receitas.
Se congelar, coloque etiquetas com o nome do alimento, a data de congelamento e consuma em até 30 dias.
Natal é o tempo de alegria, aconchego e união. A organização da refeição contribui muito para que o momento seja especial.
Feliz Natal!
16/12/2022 10:00