Notícias

Foto de: Inclua sobremesas na ceia de natal que utilizam alimentos da safra
Receitas

Inclua sobremesas na ceia de natal que utilizam alimentos da safra

Quando frutas, legumes e verduras estão na safra podem trazer diversas vantagens como: preço mais baixo, fácil de serem encontradas em supermercados, feiras e hortifrútis, são mais frescas e saborosas, e por estarem na época, os alimentos recebem menor carga de agrotóxicos.

Para aproveitar esses benefícios e incluí-los na ceia de natal, o programa Alimente-se Bem separou quatro receitas de sobremesas, elaboradas por chefes de cozinha, que utilizam frutas que estão na sazonalidade, são elas: abacaxi, maçã, maracujá e manga.

Por ser um dos pratos mais esperados na noite de natal, a sobremesa, assim como em quase todos os preparos doces, possui mais calorias. Contudo, elas podem ser mais nutritivas e refrescantes quando adicionamos frutas.

Receitas 

Delícia de abacaxi

Maçã Romeu e Julieta

Mousse de manga com calda de frutas vermelhas

Torta de mousse de maracujá

Dicas de planejamento, saúde e segurança

Geralmente, essas preparações levam mais tempo para finalizar, pois necessitam de resfriamento até atingirem a consistência desejada. Por isso, é importante traçar um planejamento para fazer os pratos escolhidos com antecedência e reservar um lugar na geladeira.

Para as receitas delícia de abacaxi e mousse de manga com frutas vermelhas, o ideal é colocar em taças individuais antes de ir à geladeira, isso diminui os processos de manipulação e garante maior segurança alimentar.

As tortas também exigem manuseio na hora de servir, por isso separe as fatias em pratos e deixe uma pessoa responsável pela tarefa, deste modo evita uma possível contaminação e movimentação dos convidados ao redor da mesa.

Lembre-se: Ao receber os convidados em casa organize em grupos pequenos; distribua sabonete líquido, toalhas de papel e álcool em gel para a higiene das mãos; sirva os pratos em recipientes menores para evitar o contato; mantenha o ambiente ventilado; incentive o uso de máscaras e retire somente para comer.

21/12/2021 09:50

Ver todas