Notícias

Foto de: Deixe sua ceia de Natal saborosa e nutritiva.

Deixe sua ceia de Natal saborosa e nutritiva.

A ceia de Natal deste ano terá um significado especial. O distanciamento provocado pela Covid-19 nos mostrou a importância dos momentos com as pessoas especiais. A saúde também ganhou destaque, e neste momento tão conturbado, uma refeição nutritiva ganha cada vez mais significado.

Quando falamos em alimentação saudável, o foco vai além da quantidade de calorias, e deve estar nos nutrientes

devemos pensar em algo mais amplo do que o valor calórico. Uma ceia nutritiva nada tem a ver com comidas sem graça, que não proporcionem o prazer que estamos habituados a associar ao cardápio desta época do ano.

 A lentilha, por sua vez, já tradicional nas ceias de Réveillon pela ligação que estabeleceu com a ideia de fartura, é outra alternativa saudável para se ter no cardápio do Natal. Abuse dos preparos com esse ingrediente, que, além de ser rico em fibras e minerais, rende receitas muito saborosas. E aquele arroz diferente, temperado? Nossa sugestão é que você junte a ele castanhas ou nozes e açafrão. O impasse de ter ou não ter uva passa na ceia pode ser facilmente resolvido com a substituição dessa fruta por outra, como a banana, que pode ser incluída na farofa e é extremamente acessível em todos os cantos do país. E a sua casca ainda pode ser utilizada no preparo de uma sobremesa deliciosa, como a torta mil-folhas com casca de banana.

Além disso, nas reuniões mais tradicionais, em que a rabanada não pode faltar, a sua versão assada pode se tornar uma alternativa mais saudável.

No mês de dezembro, uma grande variedade de frutas da estação pode incrementar qualquer ceia. Elas exigirão de você pouquíssimo trabalho de decoração, já que sua beleza e cores naturais já enfeitam, por si sós, qualquer mesa. As frutas também podem estar presentes nas sobremesas, pois além de serem nutritivas, elas costumam dar leveza e atenuar o sabor doce. E, que tal preparar bebidas com morangos, abacaxi, kiwi, uva ou cereja, por exemplo? Água saborizada com frutas confere um efeito estético muito interessante e costuma ser bastante apreciada. Você acrescenta sabor e nutrientes e quase não altera o valor calórico.

Uma ótima dica para economizar e aproveitar melhor os alimentos é ficar atento às safras. Dezembro é um mês com grande fartura. Temos: abacaxi, acerola, ameixa, amêndoa, amora, castanha, damasco, figo, framboesa, graviola, kiwi, laranja pera, lichia, limão taiti, maçã fuji, maçã verde, manga, maracujá doce, melancia, melão, nectarina, nozes, pêssego, romã, tâmara e uva.    Entre as verduras e legumes, se destacam alho-poró, brócolis, cebolinha, coentro, cenoura, cogumelos, couve-de-bruxelas, maxixe, pepino, pimentão, tomate, vagem, endívia, hortelã, manjericão, mostarda, nabo, rabanete, rúcula, salsa e salsão.

Oferecer petiscos saudáveis pode ser uma forma de tornar sua celebração ainda mais nutritiva. Que tal um mix de castanhas e frutas secas? Outra ideia é montar espetinhos com tomate cereja, queijo branco e uma folhinha de manjericão, que, além de agradarem o paladar, deixarão sua mesa com as cores do natal. Bruschettas também são ótimas pedidas. Basta colocar, sobre fatias de pão, queijo muçarela e molho de tomate feito em casa, levando ao forno por poucos minutos.

Preparar com antecedência patês e pastinhas diversas, organizando-os ao lado de torradinhas ou palitos de legumes como pepino, cenoura, salsão e pimentão amarelo ou vermelho, também é uma forma prática e refrescante de oferecer saúde e nutrição aos seus convidados. E, não se esqueça de levar em consideração os cuidados que este ano pede. Assista ao vídeo: Cuidados para evitar a disseminação do vírus Covid-19.

22/12/2020 18:01

Ver todas