Notícias

Foto de: Aproveitamento ou reaproveitamento de alimentos: qual é o correto?
Aproveitamento Integral

Aproveitamento ou reaproveitamento de alimentos: qual é o correto?

Esses dois termos podem gerar algumas dúvidas, devido serem semelhantes no universo da alimentação, mas por outro lado possuem significados diferentes

Aproveitamento integral dos alimentos

Talos de hortaliças para incluir em sopas

A expressão serve quando falamos sobre utilizar um alimento de forma integral, o que inclui as partes não convencionais dos vegetais, como: ramas, cascas, folhas, talos e sementes; ou de origem animal, como: carcaças de frango e ossos.

As carcaças e os ossos podem ser adicionados na preparação de sopas e caldos, a fim de agregar mais sabor e valor nutricional.

Quando esses elementos são submetidos a uma longa fervura liberam colágeno e minerais importantes para a saúde óssea e muscular, como: cálcio, fósforo e magnésio.

Já as partes não convencionais dos vegetais podem apresentar mais nutrientes do que quando comparadas à polpa. Confira em: Conheça os valores nutricionais das partes não convencionais dos alimentos e como utilizá-las

Para colocar em prática, o Alimente-se Bem separou a receita exclusiva canjica com calda de manga que inclui as cascas da fruta.

Reaproveitamento dos alimentos 

Sobras de frango assado para colocar em outra receita

O termo indica dar um novo significado a algo que já foi usado, por exemplo: utilizar as sobras de frango assado do almoço de domingo em uma outra preparação. Uma sugestão é a receita de almôndegas de feijão que acrescenta sobras de feijão e arroz.

O que esses conceitos têm em comum? 

Ambos são estratégias eficientes para uma alimentação mais saudável e sustentável com a proposta de reduzir o desperdício de alimentos, gerar economia em casa e promover um consumo mais consciente. 

Medidas de pré-preparo

Confira algumas dicas antes de aproveitar ou reaproveitar alimentos:

  1. Ao comprar os alimentos ou no momento de reaproveitar, confira se a cor, a textura e o odor estão preservados;
  2. Higienize bem os alimentos;
  3. Planeje: se achar que não vai utilizar o alimento em sua totalidade, congele as partes para utilizar depois. É importante anotar a data em que está congelando o alimento para ter um controle de validade

Gostou do conteúdo? Confira outras receitas no site e compartilhe com os amigos.

24/11/2023 09:00

Ver todas