Notícias

Foto de: Sementes de jaca: benefícios à saúde, receitas e curiosidades
Aproveitamento Integral

Sementes de jaca: benefícios à saúde, receitas e curiosidades

A série Partes não convencionais dos alimentos, do Alimente-se Bem, continua e neste início de ano vamos abordar sobre Sementes, com foco na semente de jaca.

Geralmente, a fruta é consumida in natura ou no formato de doces, geleias e compotas, e reserva nutrientes importantes na alimentação.

Consumo integral da jaca

ParteNutrienteBenefícios Forma de consumo
SementePotássioBom para a saúde do coração e dos músculos Cozida ou torrada
ProteínasContribuem com a defesa do sistema imunológico. Constituem a base do material que forma órgãos e tecidos, como ossos, cabelos,   dentes e a construção do músculo. Transportam oxigênio. Participam da formação de hormônios.Farinha
PolpaFibrasAuxiliam na regulação do intestino, controle de diabetes, saciedade e nível de  colesterol.In natura 
Vitamina CAjuda a evitar doenças crônicas, pois possui ação antioxidante que desacelera o envelhecimento das células e combate os radicais livres.In natura

Receitas 

Receita de cuscuz caipira - Foto: Karim Kahn/SESI-SP

Para aproveitar esses benefícios, o Alimente-se Bem sugere duas preparações, a fim de começar a testar a utilização da semente. São elas:

Cuscuz caipira 

Semente de jaca ao vinagrete 

Curiosidades da jaca

O fruto é originário da Índia e é popular na Tailândia, Indonésia, Filipinas e Malásia, devido ao clima quente

No Brasil, foi trazida pelos portugueses no século XVIII e adaptou- se bem em regiões com temperaturas altas, como Rio de Janeiro, Pará e Amazônia, onde encontra-se dois tipos mais comuns: a jaca-mole e a jaca-dura.

Polpa de jaca é usada em pratos vegetarianos

A fruta também é muito utilizada pelos vegetarianos, pois a versão dura possui textura similar à do frango que é ideal para rechear a famosa “coxinha de jaca”, e preparar cozidos, ensopados e refogados. 

Uso de outras sementes

No dia a dia, as sementes estão em diversos produtos, como a semente de girassol, presente no óleo de cozinha, e a de urucum que quando triturada dá origem ao colorau.

As sementes de chia, linhaça, abóbora e melão também ganharam destaque, por causa de suas propriedades nutricionais, mas a maioria delas é descartada após consumo dos alimentos.

Para usá-las em receitas, destacamos essas três:

Crepioca com aveia e sementes 

Praliné junino 

Salada com sementes 

Se gostou do conteúdo, compartilhe!

09/01/2023 08:00

Ver todas