Laranja: safra, economia e receitas com cascas
Fruta cítrica, fonte de vitamina C e produzida em grande quantidade no país, a laranja chegou aqui na época do descobrimento, por meio dos portugueses, e se adaptou bem em solo brasileiro.
Com isso, o fruto se consolidou, sendo São Paulo o estado que produz mais de 70% e o país um dos principais exportadores, bem como surgiram várias espécies.
Tipos
Laranja Pera
É a mais consumida, usada para preparar sucos e acompanhar feijoada, e destinada à indústria, por conta de o país ser o único do mundo a cultivar essa espécie em larga escala.
Ela é considerada doce, possui em média 30% menos calorias do que outras variedades e contém vitamina C, cálcio, potássio e fósforo.
Laranja Bahia
Conhecida em algumas partes do Brasil como umbigo, por causa de em um dos lados apresentar a característica de um “umbigo”, essa laranja possui sabor ácido e doce ao mesmo tempo, tem a polpa bastante suculenta e é ingerida mais como fruta.
A árvore dessa espécie é de grande porte e produz muitos frutos, em média rende entre 150 e 250 quilos de laranja.
Laranja Lima
Por ser uma variedade de baixa acidez, é bastante consumida pelos bebês in natura ou adicionada em sucos.
Na culinária, como é originária da Ásia, é usada em pratos típicos na Tailândia e no Vietnã, bem como faz parte de algumas comidas mexicanas.
Laranja Barão
É uma espécie bem parecida com a laranja pera, mas com tamanho menor e pouco cultivada no Brasil, por isso é difícil de ser encontrada.
Laranja Seleta
Se a laranja pera é a mais comum no Brasil, a seleta é a número um no mundo, pois é cultivada para atividades comerciais em regiões tropicais e subtropicais do mundo, e até em territórios de clima temperado.
Ela transita entre o sabor azedo e doce, e possui casca clarinha e amarela. Geralmente, é consumida em seu estado natural, por causa da polpa suculenta, e adicionada em receitas.
Laranja da Terra
A fruta é pequena e achatada, contém sabor ácido e amargo e é utilizada na medicina como expectorante.
Dentre as variedades de laranja, essa é menos comum para consumo in natura, por conta do sabor e do tamanho. Assim, a maior utilização é em sucos e na produção de geleias e compotas.
Laranja Vermelha
É conhecida como laranja-sanguínea ou laranja de sangue, por causa da polpa vermelha que contém licopeno.
O nutriente também está presente na goiaba, melancia e tomate, e ajuda a combater os radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento e doenças degenerativas.
Essa espécie é proveniente da Índia e comum em países do Mediterrâneo. Já a produção está concentrada na Itália e Turquia, e é pouco conhecida pelos brasileiros.
Toranja
É uma das maiores e mais ácidas entre as laranjas. Porém, é considerada uma variedade híbrida, devido ser o resultado da combinação de sementes da laranja e do pomelo, outra fruta cítrica.
Receitas
Para aproveitar a laranja de forma integral e variar nos tipos, o Alimente-se sugere algumas preparações:
Salada de batata com casca de laranja
Curiosidades
- Desde o início da pandemia de Covid-19, o consumo de laranja cresceu no país e no mundo, por ser fonte de vitamina C e aumentar a imunidade;
- No Brasil, a laranja é mais consumida como fruta, mas na maioria dos outros países é em forma de suco natural ou industrializado;
- A casca da laranja possui boas quantidades de vitamina C, fibra, cálcio, potássio e fósforo, e pode ser aproveitada em chás e nas receitas sugeridas.