Notícias

Foto de: Saiba como introduzir alimentos a partir dos seis meses de vida do bebê
Alimentação Saudável

Saiba como introduzir alimentos a partir dos seis meses de vida do bebê

Após o nascimento, a criança se alimenta somente de leite materno ou de fórmula láctea e conforme o crescimento, os pais podem apresentar outros tipos de alimentos.

A chamada alimentação complementar é inserida a partir do sexto mês de vida, em que é possível introduzir comidas amassadas com o garfo, picadas ou cozidas. 

Mesmo com a iniciação de outros alimentos, a mãe deve continuar a amamentar a criança até os dois anos de idade, pois a função da alimentação complementar é contribuir com o leite materno, e não substitui-lo.

A alimentação complementar inclui:

  • Preferir frutas, legumes, verduras, carnes e ovos, e dar preferência aos alimentos da safra. Carnes e ovos possuem proteína e ferro, e podem ser servidos desfiados, picados e mexidos;
  • Escolher outras fontes de ferro como espinafre, chicória e agrião, que podem ser integrados com alimentos ricos em vitamina C. Algumas opções são laranja, pimentão, abóbora e mamão;
  • Optar por fontes de vitamina A como fígado, gema de ovo, folhas verde-escuras, cenoura e manga;
  • Temperar os alimentos com ervas naturais e pouco sal;
  • Oferecer água potável, assim que iniciar a introdução da alimentação complementar.

As mães também podem conhecer mais sobre este tipo de alimentação no Guia Alimentar para Crianças menores de 2 anos que apresenta os 12 passos para uma alimentação saudável

A introdução de novos alimentos possibilita que a criança tenha contato com a diversidade de cores, formas, texturas, aromas e sabores, bem como desperta a curiosidade no preparo.

No vídeo A criança no protagonismo da sua alimentação, veja como os hábitos alimentares são desenvolvidos após esta fase e como os pais podem incluir os filhos na preparação dos alimentos.

15/02/2022 11:29

Ver todas