Inverno: como aderir à uma alimentação nutritiva e que ajude na manutenção de uma boa imunidade
Caracterizada pelas baixas temperaturas, a estação muitas vezes amada, e outras vezes temida, vai do final de junho até setembro em nosso país. Os estados mais ao sul do Brasil atingem as menores temperaturas, podendo chegar até mesmo em números negativos. Esse cenário é bem diferente quando analisamos outras regiões brasileiras, mas é unânime que, comer no inverno é ainda mais prazeroso.
Em dias frios, nosso corpo precisa se esforçar mais para manter a temperatura corporal, entre 36,5ºC e 36,9ºC, e isso resulta em uma maior sensação de fome, portanto, é importante escolhermos alimentos de qualidade para fornecer energia ao organismo.
Além disso, as mudanças bruscas de temperatura que ocorrem quando estamos entrando no inverno favorecem o desenvolvimento de doenças respiratórias e, por isso, é importantíssimo que a gente faça o possível para manter nosso sistema imunológico forte e funcionando devidamente.
Nessa época do ano, pela necessidade de sentirmos o corpo aquecido, aumenta a tendência de escolhermos alimentos e preparações mais gordurosas, mas não precisa ser assim, já que o inverno é o período de safra de vários alimentos nutritivos, como por exemplo: mexerica, jabuticaba, morango, abóbora, cenoura, inhame, gengibre, mandioca, brócolis, espinafre e etc. Muitos desses alimentos possuem propriedades que auxiliam na manutenção de um sistema imunológico eficiente e, existem alguns que ainda nos ajudam a melhorar a deliciosa sensação de estarmos quentinhos, que é o caso das sopas e caldos ou dos alimentos termogênicos, como o gengibre, a pimenta e a canela.
Destacamos alguns alimentos dessa estação para você conhecer mais:
- Mexerica
A mexerica é um alimento originário da China que chegou ao Brasil por meio dos portugueses em 1892. Sua árvore é de porte mediano, produz flores brancas de aroma característico e possui galhos com espinhos que a protegem.
A fruta possui diferentes denominações dependendo da região do Brasil, sendo conhecida também como tangerina, bergamota, laranja-mimosa ou fuxiqueira.
Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA) da Universidade de São Paulo a mexerica possui uma concentração considerável de vitamina C e carotenóides, que são compostos antioxidantes que formam a vitamina A, além de ser rica em fibras que auxiliam na manutenção da saúde intestinal. A casca dessa fruta também se destaca por conter mais nutrientes que a polpa, sendo duas vezes a quantidade de vitamina C, 3 vezes a quantidade fibras e 7 vezes a quantidade de carotenóides comparando-se com os gomos.
A vitamina C é importantíssima para a manutenção de um sistema imunológico forte, já que age contra o estresse oxidativo que aparece quando as células são expostas a infecções. Portanto, aproveite os alimentos da estação que são ricos em vitamina C para prevenir resfriados, gripes e outras doenças que podem aparecer nessa época mais fria do ano.
Outros alimentos que possuem elevado teor de vitamina C: morango, carambola, kiwi e laranja.
- Gengibre
Uma planta herbácea da família das Zingiberaceae, o gengibre pode atingir mais de um metro de altura e é proveniente das ilhas Java, na Índia e China, estando presente no Brasil desde os primeiros anos de colonização.
Sua raiz é utilizada em pequenas quantidades em preparações saborosas e é muito eficiente para aquecer o corpo no inverno. Suas propriedades antioxidantes, antibacteriana e anti-inflamatórias permitem aumentar o gasto de energia corporal de forma que nos faz produzir mais calor, além disso, favorecem o sistema imunológico, tornando-o um excelente aliado para o alívio de sintomas de gripe, dores de garganta e tosse.
O gengibre possui em sua composição o gingerol que traz a característica picante às experiências sensoriais da ingestão da raiz, além de vitamina B6, potássio, magnésio e cobre.
Acrescente o gengibre em preparações salgadas ou doces, e traga ainda mais sabores e benefícios às suas refeições!
Confira a sugestão de cardápio para a estação:
Café da manhã
Almoço
Café da tarde