Notícias

Foto de: O que são PANCS?
Alimentação Saudável

O que são PANCS?

O termo “PANCs” tem aparecido com frequência na mídia, em programas televisivos, programas de culinária e até em propagandas de suplementos. Você sabe o que são  PANCs

O termo é a abreviação de Plantas Alimentícias Não Convencionais e foi criado pelo biólogo Valdely Ferreira Kinupp em 2008. Estas plantas são aquelas que possuem uma ou mais partes comestíveis (folhas, talos, flores, frutos, sementes, raízes, entre outras) e que podem ser utilizadas na alimentação humana, no entanto são pouco consumidas no dia a dia da maioria da população. Algumas espécies de plantas convencionais, consumidas em nosso dia-a-dia possuem partes comestíveis não convencionais como o coração de bananeira, folhas de cenoura e beterraba, brotos de abóbora e semente de jaca.

É importante nos atentarmos ao consumo, pois algumas partes de plantas podem não ser comestíveis. Determinados vegetais somente são comestíveis cozidos, pois o calor inativa certos antinutrientes - substâncias que prejudicam a digestibilidade - e compostos tóxicos. Por isso, conhecer a forma de preparo é essencial para um consumo seguro. Se estiver em dúvida na identificação de uma planta ou não souber como ela deve ser consumida, consulte um especialista ou um produtor da região.

Inserir as PANCs na rotina alimentar aumenta a diversidade no cardápio, o que diminui a monotonia alimentar, valoriza a cultura regional e local, e amplia a oferta de alguns nutrientes. A composição nutricional varia de acordo com a planta, mas no geral, elas fornecem vitamina C, vitamina A, vitaminas do complexo B, potássio, ferro, antioxidantes e alguns componentes bioativos.

Apesar de muitas PANCs serem resistentes e adaptadas a diferentes solos e ambientes, elas são pouco cultivadas e comercializadas, sendo raramente encontradas em feiras livres, sacolões e mercados. Elas podem ser compradas em feiras de pequenos produtores, algumas feiras orgânicas ou colhidas de graça em hortas urbanas e comunitárias. 

É possível consultar as feiras orgânicas mais próximas da sua região no Mapa de Feiras Orgânicas do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.

Como a maioria dos vegetais, as PANCs também têm diferentes épocas de safra. Vamos entender um pouco mais sobre duas variedades que são colhidas na estação do inverno e seus benefícios:

  • Azedinha

Azedinha, acetosa, salada pronta ou acedera é um vegetal da família Polygonaceae, originária da Europa e da Ásia. É bem adaptada a regiões com clima mais amenos, por isso é cultivada principalmente no Rio Grande do Sul e Minas Gerais. 

Essa planta fornece alguns minerais importantes como ferro, potássio e magnésio, porém deve ser consumida com moderação por pessoas com doenças renais, porque ela possui alto teor de oxalato de cálcio.

Suas folhas são usadas para preparação de saladas cruas, sucos verdes ou em preparações cozidas, como sopas e molhos. Seu nome se dá por possuir uma acidez interessante, que dá um sabor semelhante ao limão quando adicionada a saladas.

  • Peixinho da horta

Peixinho, peixinho da horta, lambarizinho ou orelha-de-coelho é uma planta da família Lamiaceae originária da Turquia. É plantado principalmente na região Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

Possui teores significativos de nutrientes como potássio, ferro e cálcio. Esta planta pode ser consumida empanada, frita, assada ou picadinha adicionada em sopas, omeletes e outras preparações. Leva esse nome pois seu formato e sabor se assemelha ao do peixe. 

Agora que você já conhece um pouco sobre essas plantas, sugerimos 5 receitas com pancs para introduzi-las no seu cotidiano:

Peixinho da horta empanado com molho de abacate

Fios de abobrinha e cenoura com molho pesto de azedinha

Carne Oriental com Ora-pro-nobis

Omelete de peixinho da horta e casca de abóbora cabotiã

Risoto de capuchinha e casca de abóbora moranga

12/08/2021 15:56

Ver todas