Notícias

Foto de: Kiwi: receita com cascas, benefícios à saúde do sono e curiosidades
Receitas

Kiwi: receita com cascas, benefícios à saúde do sono e curiosidades

Com um sabor azedinho, polpa verde, formato oval e achatado, e casca fina coberta por penugem marrom, o kiwi é um fruto originário da China, e hoje é produzido e comercializado mundialmente.

Porém, apesar da polpa ser mais consumida e formada por bastante água, a casca contém benefícios e pode ser aproveitada.

Casca e receita

Essa parte representa cerca de 30% da fruta e é rica em nutrientes e compostos fenólicos, o que auxilia na atividade antioxidante do corpo.

Ao aproveitar a casca, retire apenas a penugem com um pano limpo ou uma escova, e esfregue suavemente. Depois é só higienizar em água corrente e fazer essa preparação: Suco de cascas de frutas 

O suco adiciona cascas de kiwi, melão, manga e abacaxi - Foto: Karim Kahn/SESI-SP

Nutrição, benefícios e receitas

  • É rico em sais minerais, como cálcio, magnésio, ferro e o potássio, pois cerca de 90% do seu peso é constituído por água. Esses nutrientes contribuem para o equilíbrio da pressão arterial;
  • Possui elevado valor nutricional e baixo valor calórico - 62 calorias em 100 gramas;
  • Contém fibras e vitaminas A, C e E. Os valores de vitamina C são superiores aos da laranja, por isso é considerado um poderoso antioxidante no combate aos radicais livres. Logo, as vitaminas A e E auxiliam na melhora do sistema imunológico.

Você pode adquirir esses benefícios e sabor no preparo das seguintes receitas:

Suco flor

Pavê verde

Kiwi é bom para o sono e a digestão

Um estudo realizado pela Asia Pacific Journal of Clinical Nutricion aponta que a ingestão de 2 kiwi, 1 hora antes de dormir, melhora a eficácia e o tempo de sono, bem como reduz o tempo para começar a dormir.

O benefício é devido a quantidade de serotonina presentes na fruta, que está relacionada a qualidade do sono, e ajuda pessoas com distúrbios do sono.

A fruta também contém actinidina, que é uma enzima que ajuda a estimular o processo digestivo e a digerir as proteínas de alimentos, como: carne, frango, peixe, legumes, grãos, laticínios e ovos.

Você conhece o Kiwi Amarelo ou Gold?

Esse tipo de kiwi possui mais vitamina C do que o de polpa verde

Em feiras, supermercados e hortifrutis, é possível encontrar uma espécie chamada “Yellow Queen”, “Golden King” e “Zespri Gold”, ou popularmente conhecida como Kiwi Amarelo, que é mais doce, redondinho e com a casca mais lisa, e possui maior quantidade de vitamina C do que a espécie de polpa verde.

Cultivo e produção

No Brasil, a fruta chegou em 1971, mas a partir de 1985, que começou a ser cultivada em grande escala, em São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O clima ideal para o plantio é temperado, porém é mais resistente em temperaturas baixas. Para a colheita, é aconselhado que não ocorra em dias de chuvas, a fim de evitar risco de apodrecimento durante o armazenamento, que pode ser feito em câmaras frias, até 0-1°C, por 6 meses.

05/09/2022 09:00

Ver todas