Notícias

Foto de: Aproveitar frutas, legumes e verduras com maior oferta pode ajudar no orçamento do mês e beneficiar a saúde de toda a família
Economia

Aproveitar frutas, legumes e verduras com maior oferta pode ajudar no orçamento do mês e beneficiar a saúde de toda a família

Adotar um cardápio balanceado é essencial para ajudar  o bom funcionamento do organismo e melhorar a disposição. O consumo de frutas e hortaliças é fundamental para uma vida mais saudável. Porém, a alta nos  preços dos alimentos representa hoje o terceiro maior aumento mensal, segundo o índice do IBGE, atingindo de 0,13% entre abril e maio, atrás apenas do crescimento dos gastos com habitação (0,42%) e transporte (0,14%).

Uma alternativa para manter a alimentação saudável sem prejudicar o orçamento é dar preferência para os alimentos da época, ou sazonais. Além de mais nutritivos e saborosos, acabam sendo mais baratos, pois demandam menos agrotóxicos e manejo humano para seu desenvolvimento. 

E, para que a economia seja ainda maior, aderir ao aproveitamento integral dos alimentos é uma ótima opção para otimizar o consumo. Podemos consumir as ramas (cenouras) ou folhas (como o rabanete e a beterraba), as sementes (da abóbora e do melão) e as cascas (da banana), enriquecendo muito o valor nutritivo das receitas e de quebra reduzindo o lixo, o que ajuda o ambiente! 

Difícil? Nada! O portal do Alimente-se Bem está cheio de receitas com aproveitamento integral de alimentos para te ajudar!

Para te inspirar, confira aqui a safra da estação e receitas com alimentos dessa época: maçã e couve-flor!

Geleia de casca de frutas

Carne havaiana

Sopa de couve flor com farofa de folhas

Sucoflor

Estrogonofe camponês

22/09/2021 15:59

Ver todas