Manga: fruta da safra de outubro, receitas com cascas e curiosidades
Você já ouviu falar que comer manga com leite faz mal? Entretanto, não passa de um mito, pois não há comprovações científicas que sustentem isso.
Suculenta e doce, a fruta está entre as 10 mais cultivadas no mundo e teve origem na Índia, inclusive, faz parte de diversas preparações, como o chutney-molho indiano agridoce e está na safra de outubro.
Para trazer uma versão brasileira da receita, o Alimente-se Bem desenvolveu o peito de frango com chutney de manga.
Cultivo
No Brasil, os portugueses foram os responsáveis por tornar a fruta uma das favoritas no paladar das pessoas.
Já no âmbito de produção, o Nordeste é a região onde concentra cerca de 80% do país, com destaque para os Estados da Bahia e Pernambuco, segundo dados da Embrapa.
Apesar de ser consumida mais na forma “in natura”, a manga pode ser incluída em preparações culinárias, como na receita salada colorida.
Nutrientes e saúde
A fruta é fonte de fibras, vitamina A e C, e potássio, o que auxilia no bom funcionamento do intestino e aumenta a imunidade.
A casca da manga também é rica em nutrientes e possui quase o dobro de carotenóides na casca em relação à polpa.
No entanto, esses valores mudam de acordo com a parte consumida (casca ou polpa) e com os tipos de manga, sendo que as mais populares no Brasil são a Espada, Rosa, Palmer e Tommy Atkins.
Aproveitamento integral
Durante a cadeia de produção, uma parte se perde até chegar à mesa do consumidor e para reduzir o desperdício nos domicílios, é possível aproveitar a casca da manga em preparações, como suco de casca de frutas e cascas de manga caramelizadas.
Se curtiu o conteúdo, compartilhe e faça suas receitas!
29/09/2023 09:00