Notícias

Foto de: Férias escolares: desenvolva habilidades culinárias em família com receitas de pizza saborosas e práticas
Receitas

Férias escolares: desenvolva habilidades culinárias em família com receitas de pizza saborosas e práticas

Julho é mês de férias escolares e o momento de os pais utilizarem a criatividade para pensar em atividades que podem ser feitas junto aos filhos

Para isso, o Alimente-se Bem trouxe três receitas de pizza em que a criançada pode desenvolver suas habilidades culinárias, com ajuda dos adultos, de forma lúdica, bem como criar momentos que resgatem o hábito de comer em família.  

Pizza crocante de milho

Pizza de arroz com rabanete

Pizza de pão de forma integral

Essas receitas são releituras saborosas, saudáveis e práticas da tradicional pizza proveniente da Itália, no século XVII, no formato de um pão coberto com ervas, verduras e óleos. 

Ao longo do tempo, a pizza foi aprimorada, adaptada e se espalhou, e, hoje, é um dos alimentos mais consumidos no mundo.

Alimentação em casa 

Cozinhar em família proporciona bem-estar e memórias afetivas

Desenvolver habilidades culinárias vai além de um afazer nas férias. É um conhecimento capaz de promover saúde, em um mundo com grande consumo de alimentos prontos e processados.

Um exemplo disso, é a dinâmica da vida moderna que trouxe alterações nas atividades das pessoas. É comum as crianças ficarem em creches e escolas quase o dia todo, por conta do trabalho dos pais, e fazerem a maioria das refeições por lá.

Já em casa, alguns pais optam por alimentos pré-prontos que, geralmente, possuem bastante calorias e poucos nutrientes, e o consumo com frequência pode causar aumento de peso, diabetes e hipertensão, em crianças e adultos.  

Comensalidade e Guia Alimentar 

O Guia Alimentar aborda algumas dicas sobre comensalidade

A alimentação e a comensalidade - o ato de comer junto - ganharam novos formatos com o avanço da tecnologia e o ritmo de vida acelerado, pois muitas pessoas fazem as refeições assistindo TV ou conectadas nas redes sociais.   

Com isso, é necessário resgatar os hábitos alimentares saudáveis e a maneira de como comemos. Para ajudar, o Guia Alimentar para a População Brasileira traz algumas orientações:

  1. Comer com regularidade e atenção: crie uma rotina alimentar ao realizar as refeições nos mesmos horários e evite beliscar entre elas. Coma devagar e sinta o sabor, o aroma e a textura dos alimentos. Deixe a TV desligada e o celular fora de alcance;
  2. Comer em ambiente apropriado: procure comer sempre à mesa, em local limpo, confortável e tranquilo. As características do ambiente interferem no comportamento, e, desta forma, é possível comer devagar e desfrutar de uma alimentação;
  3. Comer em companhia: procure fazer as refeições em família e divida as tarefas de preparo e limpeza da cozinha. Ao compartilhar esses momentos, é uma maneira de estreitar relações e criar memórias afetivas.

Se gostou do conteúdo, curta, compartilhe e leia mais:

Férias escolares: receitas práticas e saborosas para fazer em casa com as crianças

Férias escolares: lanches econômicos e práticos para piquenique e cinema em casa

07/07/2023 09:00

Ver todas