Dia Mundial do Meio Ambiente: alimentos dos biomas do Brasil, receitas e hábitos sustentáveis
Para conscientizar e levar a reflexão dos governos mundiais e da população sobre a necessidade de implantar ações, a fim de evitar o desmatamento e recuperar os biomas que foram degradados, em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU), instituiu, em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Alimentos dos biomas
O Brasil é formado por seis biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Cada um deles abriga diferentes tipos de fauna e flora.
As inúmeras espécies de animais e plantas existem, pois, um dos fatores, é que o país possui as maiores reservas de água doce do planeta, como a bacia hidrográfica amazônica, formada pelo Rio Amazonas e seus afluentes.
Em São Paulo, há os biomas da Mata Atlântica e do Cerrado, e muitos alimentos provêm deles.
Por exemplo, a Mata Atlântica produz 50% dos alimentos consumidos pelos brasileiros, como: maçã; banana; jabuticaba; pinhão; feijão preto; café conilon; entre outros.
No entanto, neste bioma, há alimentos menos conhecidos, como: cambuci; uvaia; palmito jussara; taioba; grumixama; ora-pro-nobis e beldroega.
Já no Cerrado, é possível encontrar alimentos como: cajuzinho-do-cerrado; pequi; araticum; murici; baru; buriti; babaçu; bacuri; gabiroba; cagaita; mangaba; puçá; araçá; jatobá; chichá e pitomba.
Receitas
Para utilizar os alimentos típicos desses biomas nas preparações culinárias, o Alimente-se Bem sugere quatro receitas:
Carne oriental com ora-pro-nobis
Mata Atlântica e dicas de preservação ambiental
Um dos biomas com maior quantidade de seres vivos diferentes do planeta e, ao mesmo tempo, um dos mais ameaçados pela ação humana, com apenas 8% da cobertura original, é a Mata Atlântica.
A situação exploratória ocorre há alguns séculos, desde a extração da madeira Pau Brasil, para a exportação, na época em que o país era colônia de Portugal.
Atualmente, a região é utilizada para atividades de agricultura e pecuária, que causam impactos na preservação da natureza.
Com o objetivo de criar hábitos mais sustentáveis, para minimizar os problemas ambientais e ajudar na sobrevivência de muitas espécies, o Alimente-se Bem separou algumas dicas:
- Recicle os resíduos por meio do serviço de coleta seletiva;
- Prefira sacolas retornáveis para reduzir o uso de sacos plásticos;
- Aproveite a luz natural do dia e economize energia;
- Consuma verduras, legumes e frutas de pequenos produtores para incentivar a agricultura familiar e as hortas urbanas;
- Compre somente o necessário e adquira produtos de empresas com responsabilidade socioambiental;
- Não desperdice alimentos.
Compartilhe este conteúdo e pratique sustentabilidade!
02/06/2023 09:00