Aveia, chia e farelo de trigo - conheça mais e aprenda receitas saborosas
Grãos são partes muito importantes e nutritivas dos cereais e fazem parte do nosso dia a dia desde a Antiguidade.. Entre eles, o arroz e o milho são os mais consumidos pelos brasileiros. Também compõem esse grupo a aveia, a chia e o farelo de trigo, produtos com elevada qualidade nutricional que são fontes de fibras, vitaminas e minerais. Vamos entender um pouco mais sobre os seus benefícios.
Aveia
Esse grão, rico em fibras solúveis, é uma ótima fonte de proteína e vitaminas B1 e B3. Se usada diariamente:
- Reduz do tempo de trânsito intestinal;
- Produz compostos associados à redução do risco de desenvolvimento de algumas doenças, como as inflamatórias intestinais, as cardiovasculares e alguns tipos de câncer;
- Diminui os níveis de colesterol no sangue;
- Melhora nos quadros de obesidade;
- Regula os níveis de glicose;
- Reduz a glicemia (glicose no sangue) após as refeições.
Chia
A chia é muito nutritiva, destacando-se em sua composição o zinco, as fibras e as vitaminas do complexo B, e muito simples de incluir na alimentação. Ela pode, por exemplo, ser adicionada a bebidas e preparações como bolos, pães e tortas. E na hora de engrossar caldos ou molhos, a chia pode ser uma substituta mais saudável do que o velho amido de milho. Use uma colher de sopa da sua farinha para cada 500 gramas desses preparos.
Esse cereal também é uma ótima fonte de cálcio para pessoas com intolerância à lactose: se compararmos 100 ml de leite de vaca integral a 100 g de chia, vemos que o leite apresenta 123 mg e a chia 631 mg desse nutriente. Além disso, ela:
- Diminui o risco de doenças cardiovasculares por ser fonte de antioxidantes e gorduras de boa qualidade como o Ômega 3;
- Pode reduzir o consumo de calorias devido ao teor de fibras na composição que aumenta a sensação de saciedade;
- Atua no controle da glicemia, pois quando hidratada forma um gel transparente, tornando a digestão mais lenta.
Farelo de trigo
O farelo é a camada externa que compõe o grão de trigo. Ele pode ser usado para dar textura e sabor encorpado a pães, muffins e outros produtos assados.
As proteínas de melhor valor biológico, os minerais e as vitaminas estão concentradas nessa parte do grão. Dos compostos e nutrientes que se destacam estão:
- Fibras;
- Minerais como o zinco e o potássio;
- Vitaminas B6, B1 e E;
- Ácido fólico;
- Fitoquímicos (compostos antioxidantes).
Esses antioxidantes podem ajudar a combater inflamações e prevenir o desenvolvimento de doenças crônicas, como as cardiovasculares e o câncer. O produto também tem um teor calórico relativamente baixo. Meia xícara carrega apenas 63 quilocalorias.
A característica mais relevante do farelo de trigo é, contudo, o seu teor de fibras. Isso porque em meia xícara ele fornece quase toda a quantidade diária necessária para um adulto. Assim, ele oferece muitos benefícios para a saúde digestiva.
Agora que você conheceu os benefícios desses três riquíssimos grãos, que tal conferir algumas receitas e aproveitar tudo que aprendeu até agora?
Cookie de chocolate e cascas de frutas no pote
05/07/2021 13:34