Notícias

Foto de: Outono: como aproveitar a estação das frutas para se alimentar melhor e variar o cardápio durante a pandemia
Alimentação Saudável

Outono: como aproveitar a estação das frutas para se alimentar melhor e variar o cardápio durante a pandemia

O finalzinho de março é marcado por dias com menos luz do sol e a queda de folhas e frutos. Na agricultura, iniciam-se as colheitas para que as plantas sigam seu curso natural. Sim, estamos falando da chegada do outono, período que vai de 20 de março a 21 de junho no Brasil, e agrada principalmente quem não curte o calorzão do verão e o frio do inverno.
Conhecido como a estação das frutas, o outono é a época ideal para incluir na alimentação vitaminas e minerais essenciais para o fortalecimento do organismo, já que frutas como abacate, kiwi, tangerina, laranja, maçã, limão, uva e banana tendem a ficar muito mais baratas para o consumidor.
Com a pandemia da Covid-19, crianças e trabalho em casa passaram a fazer parte da rotina do brasileiro. Além do número de refeições ter aumentado consideravelmente, a criatividade para preparar vários cardápios diários sem afetar o orçamento das famílias se tornou uma tarefa difícil. Por isso, aproveite essa época do ano para inserir no almoço e jantar legumes da safra para incrementar as refeições, já que alimentos como carne e arroz têm pesado no bolso. Alguns deles: abóbora, abobrinha, batata-doce, berinjela, beterraba, cará, cenoura, chuchu, inhame, mandioca, mandioquinha, nabo e rabanete.

Aproveite o outono para melhorar a sua alimentação:
● Alimentos ricos em vitamina C para o fortalecimento do sistema imunológico: goiaba, mamão, laranja, kiwi, tangerina, espinafre e repolho roxo.
● Alimentos quentes para os dias frios (comfort foods): sopas, caldos, saladas assadas;
● Por ser uma estação seca, é muito importante se hidratar: água, água aromatizada (é uma boa opção, mas cuidado com a quantidade de açúcar), chás e sucos.
● Nessa época, o consumo de bebidas quentes também aumenta, mas é importante controlar o consumo daquelas que levam doses alcoólicas, pois o excesso é prejudicial à saúde.

Destacamos alguns alimentos para você explorar novas receitas durante o outono:

● Goiaba

Da família Myrtaceae, o fruto da goiabeira é do tipo baga e possui formato circular, de casca fina, lisa e verde, que se torna amarelo quando bem amadurecido. É originário da América Tropical e pode ser encontrado em qualquer região do Brasil por causa da dispersão de suas sementes feita por pássaros e outros animais.

Conhecida como a companheira do queijo, a Julieta, é uma das frutas tropicais mais populares e de maior aceitação no país, porém seu consumo in natura ainda é pequeno, não indo além de 362 gramas por pessoa ao ano, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2018.

Sua polpa é delicada, doce e perfumada, e pode ser vermelha ou branca, com sementes pequenas e duras. Rica em vitamina C (em concentrações maiores do que a da laranja e do limão, por exemplo), superada apenas pela acerola, vitaminas do complexo B e licopeno, a goiaba pode ser consumida in natura, em forma de doces (sucos, geleias e milk-shake) e em molhos para saladas.

● Jiló

Da família Solanaceae, a mesma família do tomate, da batata, pimenta e pimentão, o fruto do jiloeiro, provavelmente originário da África, pode ser encontrado em várias localidades do Brasil, principalmente na região Sudeste, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A fruta possui diversas variedades, mas as mais encontradas são em formato comprido e de coloração verde-clara, e os de formato esférico e de cor verde-escura. Ela é colhida ainda verde e possui sabor amargo, sendo consumida preferencialmente cozido, na forma de refogados, saladas frias, farofas, recheios de tortas, gratinados, em canapés ou até como sobremesa (acompanhado de creme de chocolate, por exemplo).

O jiló é rico em vitaminas A e do complexo B, sendo um aliado do coração por possuir tiamina (vitamina B1), que ajuda no bom funcionamento do órgão. A fruta também tem alta quantidade de magnésio, cálcio e fósforo.

Confira a sugestão de cardápio para a estação

Café da manhã
Pão de queijo romeu e julieta acompanhado de café

Almoço
Bolo de carne com frutas
Arroz com catalônia e abóbora
Jiló recheado
Suco de caqui com talos
Doce de casca de marmelo

Lanche
Pão econômico com geleia de cascas de frutas
Vitamina de chuchu com laranja

Jantar:
Rolê de carne com cascas acompanhado de arroz e feijão
Salada assada de radicchio
● Fruta (mamão formosa ou pera Williams)

19/03/2021 18:30

Ver todas