Notícias

Foto de: Halloween sem desperdício: diversão e consciência
Aproveitamento Integral

Halloween sem desperdício: diversão e consciência

O Halloween, ou Dia Das Bruxas, como é chamado no Brasil, é uma tradicional celebração americana associada a elementos assustadores. Devido à forte influência cultural de filmes, séries etc., vem ganhando cada vez mais popularidade em nosso país nos últimos anos.

Embora muito divertida, a celebração dessa data inclui práticas que podem gerar desperdício: uso de abóboras como lanternas (Jack-o’-lantern), decorações descartáveis de plástico, iluminação de alto consumo energético e fantasias de uso único. O que, obviamente, tem um impacto negativo na sustentabilidade.

É fundamental comemorar de maneira responsável, adotando medidas que reduzam a produção de resíduos, principalmente os orgânicos. Ao usarmos alimentos como decoração, porém, é importante lembrar que são uma fonte valiosa de nutrientes, fruto de um processo de produção que envolve diversos recursos até chegar em nossas mãos.

O Alimente-se Bem preparou para você algumas dicas para um Halloween mais consciente. Confira:

  1. Aproveitamento integral das abóboras

Ao esculpir abóboras, retire toda a polpa e utilize em receitas como sopas, tortas, bolos e outros pratos doces e salgados. A abóbora é muito versátil!

As sementes, por outro lado, podem ser tostadas com temperos como sal, pimenta e especiarias e servidas como petiscos saudáveis e crocantes.

Por fim, as cascas podem ser utilizadas em preparações. Após as comemorações, a parte externa da abóbora decorativa deve ser transformada em compostagem e utilizada para enriquecer o solo.

Aproveitar a abóbora por inteiro traz muitos benefícios para o organismo. Observe no quadro abaixo as quantidades de nutrientes presentes na casca, na polpa e na semente.

Quer saber como utilizar integralmente a abóbora? Acesse aqui algumas receitas.

Pensando na decoração, temos mais uma oportunidade de valorizar os “alimentos imperfeitos” - vegetais com cores e formatos variados, diferentes e únicos e que se encaixam perfeitamente na alimentação, sem perder seu valor nutricional.

A própria natureza já nos oferece abóboras diferentes e únicas

Aproveite também para comprar diretamente dos produtores locais, apoiando a economia e o desenvolvimento da região e reduzindo a emissão de carbono, pois diminui a necessidade de transporte.

2. Doces em quantidade consciente e opções mais saudáveis

Quem não conhece a brincadeira do “doçuras ou travessuras”? Crianças vestidas como personagens assustadores vão de porta em porta pedindo doces, e, se não forem atendidas, podem fazer uma “travessura” (uma brincadeira inofensiva).

Como os vizinhos sempre oferecem doces, que tal inovar, para evitar o consumo excessivo de açúcar? Surpreenda as crianças com opções nutritivas e saudáveis. Assim, a celebração fica mais equilibrada e divertida, incentivando escolhas mais conscientes e cuidado da saúde dos pequenos!

Preparar os doces em casa, utilizando ingredientes naturais e locais, evita o uso excessivo
de embalagens e apoia a sustentabilidade

3. Decoração comestível

Reduza o uso do plástico. Crie enfeites comestíveis para a mesa de Halloween! Pães em formato de abóbora, frutas com temas assustadores (mexericas desenhadas como “mini abóboras”, bananas no palito como “fantasmas”), cupcakes temáticos etc., podem servir como decoração e alimentação saudável ao mesmo tempo.

Envolva as crianças na criação e preparo. Isso vai atrair a atenção delas para o tema da alimentação saudável de uma maneira lúdica e divertida!

4. Redução de embalagens e plásticos descartáveis

Prefira sacos de pano e cestas reutilizáveis para o momento “doces ou travessuras”. Reduza o lixo evitando copos, pratos e talheres de plástico. Priorize materiais reutilizáveis.

Materiais biodegradáveis também são uma boa opção, mas têm um custo mais elevado. Caso seja inevitável a utilização de descartáveis, sinalize claramente o local de descarte de lixo reciclável.

5. Compostagem de resíduos

Após o evento, descarte os alimentos de forma responsável! Essa ação consciente devolve nutrientes ao solo e reduz a quantidade de resíduos orgânicos que terminaria em aterros.

Caso a compostagem não seja viável, não se esqueça de separar resíduos orgânicos de material reciclável. O descarte correto é fundamental.

6. Economize

Ano que vem tem Halloween de novo. Tudo que tiver comprado e não for perecível, guarde! Assim você garante uma festa divertida, consciente e saudável, reduzindo o desperdício.

Vamos colocar tudo isso em prática?

O Alimente-se Bem separou algumas receitas para você:

Pizza de aranha
Fantasia de abóbora
Espaguete Horripilante
Palitos de legumes com requeijão e talos de couve
Flan nevado com chocolate branco

Se curtiu, faça suas receitas e compartilhe!

25/10/2024 11:40

Ver todas