Notícias

Foto de: Halloween apetitoso, saudável e econômico? Temos!
Receitas

Halloween apetitoso, saudável e econômico? Temos!

O Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma festa comemorada em vários países, em especial nos Estados Unidos. Mas claro, não vamos perder a oportunidade de comemorar e nos divertir por aqui também!

Essa festa é celebrada no dia 31 de outubro, data que marca o começo do ano celta, o fim da colheita e a véspera do Dia de Todos os Santos.


Os celtas acreditavam que, nessa data, os espíritos dos mortos se levantavam para assombrar os vivos. Para se defender e defender sua colheita, usavam decorações e fantasias assustadoras. 

Entre as atividades mais tradicionais de Halloween estão as festas com fantasias arrepiantes. As crianças fantasiadas praticam o “doçuras ou travessuras”. As casas são decoradas com abóboras assombrosas iluminadas, fogueiras, teias de aranha, monstros e fantasmas.

A maioria dos símbolos característicos do Halloween possuem origem nos primórdios da tradição, enquanto outros foram agregados com o tempo. Entre os principais estão:

As cores laranja e preto: O Halloween é associado com as cores laranja e preto pois o festival era comemorado no início do outono, quando as folhas se tornam laranjas e os dias são mais escuros.

Lanterna de abóbora: a lanterna de abóbora tem origem em um conto celta sobre um rapaz que foi proibido de entrar no céu e no inferno e vaga eternamente com sua lanterna em busca de descanso. O alimento que inicialmente representava a época era o nabo, porém, quando a tradição foi levada da Irlanda aos Estados Unidos, pela dificuldade de encontrar nabo, ele foi substituído pela abóbora. 

Máscaras e fantasias: os celtas acreditavam que no dia, máscaras e fantasias ajudavam a enganar os espíritos, que não reconheciam os humanos e não se aproximariam de suas plantações e continuariam vagando pelo mundo sem incomodar.

Doçuras ou travessuras:  teve origem na Grã-Bretanha, mas foi popularizado nos Estados Unidos nos anos 50. A atividade é voltada para crianças que, fantasiadas, batem de porta em porta perguntando “doçuras ou travessuras?”. Caso a pessoa não dê algum brinde como doces ou dinheiro, as crianças fazem alguma travessura na sua casa.

Como estamos nos aproximando do Halloween, e a grande atração da festa são os esperados doces e guloseimas, bora preparar receitas práticas e saudáveis, para que a alimentação da sua família não seja o terror da festa?

Usando a imaginação e a criatividade é possível deixar o saudável super divertido. 

Montada em pão de fôrma integral, a “pizza de aranha” fica delícia!

Os palitos de legumes ganham sabor e aceitação com o “requeijão com talos de couve”.

Em copinhos decorados, o “flan de abacate” vira um Frankstein simpático, a “fantasia de abóbora” uma abóbora assustadora e o flan nevado com chocolate branco um fantasminha quase camarada!

Com um pesto de espinafre o “espaguete horripilante” ganha olhos e vira atração no meio da criançada. 

Fatias de maçã com “geleia de casca de frutas” e mini marshmallow se transformam em “sorrisos macabros”

Para decorar, aposte em maçãs cortadas ao meio e com a casca parcialmente retirada, monte múmias fofas! Mexericas descascadas viram abóboras com talos de espinafre (sim, o talo daquele espinafre que você usou no pesto do espaguete!). Coloque confeitos simulando olhos nas bananas descascadas e crie fantasminhas. Coloque uvas verdes em um recipiente transparente e use uma caneta esferográfica preta para torná-lo um Frankstein!

Pronto! Você tem uma mesa linda, deliciosa e saudável para seu halloween!

Boooooooo!

26/10/2021 16:13

Ver todas