Kiwi: receita com cascas, benefícios à saúde do sono e curiosidades
Com um sabor azedinho, polpa verde, formato oval e achatado, e casca fina coberta por penugem marrom, o kiwi é um fruto originário da China, e hoje é produzido e comercializado mundialmente.
Porém, apesar da polpa ser mais consumida e formada por bastante água, a casca contém benefícios e pode ser aproveitada.
Casca e receita
Essa parte representa cerca de 30% da fruta e é rica em nutrientes e compostos fenólicos, o que auxilia na atividade antioxidante do corpo.
Ao aproveitar a casca, retire apenas a penugem com um pano limpo ou uma escova, e esfregue suavemente. Depois é só higienizar em água corrente e fazer essa preparação: Suco de cascas de frutas
Nutrição, benefícios e receitas
- É rico em sais minerais, como cálcio, magnésio, ferro e o potássio, pois cerca de 90% do seu peso é constituído por água. Esses nutrientes contribuem para o equilíbrio da pressão arterial;
- Possui elevado valor nutricional e baixo valor calórico - 62 calorias em 100 gramas;
- Contém fibras e vitaminas A, C e E. Os valores de vitamina C são superiores aos da laranja, por isso é considerado um poderoso antioxidante no combate aos radicais livres. Logo, as vitaminas A e E auxiliam na melhora do sistema imunológico.
Você pode adquirir esses benefícios e sabor no preparo das seguintes receitas:
Kiwi é bom para o sono e a digestão
Um estudo realizado pela Asia Pacific Journal of Clinical Nutricion aponta que a ingestão de 2 kiwi, 1 hora antes de dormir, melhora a eficácia e o tempo de sono, bem como reduz o tempo para começar a dormir.
O benefício é devido a quantidade de serotonina presentes na fruta, que está relacionada a qualidade do sono, e ajuda pessoas com distúrbios do sono.
A fruta também contém actinidina, que é uma enzima que ajuda a estimular o processo digestivo e a digerir as proteínas de alimentos, como: carne, frango, peixe, legumes, grãos, laticínios e ovos.
Você conhece o Kiwi Amarelo ou Gold?
Em feiras, supermercados e hortifrutis, é possível encontrar uma espécie chamada “Yellow Queen”, “Golden King” e “Zespri Gold”, ou popularmente conhecida como Kiwi Amarelo, que é mais doce, redondinho e com a casca mais lisa, e possui maior quantidade de vitamina C do que a espécie de polpa verde.
Cultivo e produção
No Brasil, a fruta chegou em 1971, mas a partir de 1985, que começou a ser cultivada em grande escala, em São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O clima ideal para o plantio é temperado, porém é mais resistente em temperaturas baixas. Para a colheita, é aconselhado que não ocorra em dias de chuvas, a fim de evitar risco de apodrecimento durante o armazenamento, que pode ser feito em câmaras frias, até 0-1°C, por 6 meses.
05/09/2022 09:00